Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP
  Instituto de Pesca
Home
Apresentação
Artigos da Mídia
Comércio Exterior
Empresas Exportadoras
Textos Técnicos
 

 

EXPORTAÇÃO DE PESCADO

Apresentação

Antônio Carlos Simões, março 2008

A exportação de pescado pelo Brasil tem crescido nos últimos anos, diversificando a presença brasileira no mercado externo. E é positivo que assim continue, para que o setor pesqueiro possa sustentar empregos e gerar divisas.

Nesse particular, nos últimos meses, o Instituto de Pesca, que integra a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem sido procurado por interessados em contatar empresas brasileiras que exportam pescado para a União Européia. Em geral, essas empresas também estão habilitadas a exportar para os Estados Unidos, em razão de o mercado europeu ser bastante exigente e disciplinado.

Então, para proporcionar um atendimento mais ágil a esta demanda, o Instituto inclui em seu site o item “Exportação de Pescado”, com uma listagem desses agentes da cadeia produtiva do pescado. Isto porque, para se manter o fluxo de exportações é preciso viabilizar um encontro de interesses, que se dá no binômio importador que quer um produto – exportador que dispõe desse produto, explica Roberto da Graça Lopes, diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Santos do Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca.

Empresas que queiram constar da listagem devem enviar, para antoniosimoes@sp.gov.br, as seguintes informações: nome do estabelecimento, endereço, cep, cidade, estado, telefone, fax, e-mail e site. É importante que as empresas relacionadas confiram as informações, solicitando a correção de eventuais erros.

INSTITUTO DE PESCA
Atendimento a usuários
Telefones: (011) 3871-7537 e 3871-7588
E-mail: