(Atualizado em 29 de maio de 2018)

*As normas do Boletim do Instituto de Pesca podem sofrer alterações. Portanto, não deixe de consultá-las antes de fazer a submissão de um novo artigo ou nota.

O BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA (BIP), ISSN 0046-9939 (impresso) e ISSN 1678-2305 (online), site: http://www.pesca.sp.gov.br/publicacoes/boletim-do-instituto-de-pesca, está classificado atualmente no WEBQUALIS (quadriênio 2013-2016) como B1 nas áreas de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Ciências Ambientais, Ciências de Alimentos e Engenharias III; e como B2 em: Medicina Veterinária, Interdisciplinar, Nutrição, Ciências Agrárias I e Engenharias I. Seu índice de impacto no JCR (2016/2017) é 0,295.

Os arquivos eletrônicos contendo o original e demais documentos necessários devem ser encaminhados ao Comitê Editorial do Instituto de Pesca, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Política Editorial

O BIP é destinado à publicação de documentos originais e inéditos (artigos científicos e notas científicas), que contribuam para a ampliação do conhecimento nas áreas de pesca (tecnologia de pesca, biologia pesqueira, sociologia e economia pesqueira), aquicultura, limnologia, ecologia aquática, tecnologia e sanidade do pescado e patologia de organismos aquáticos.

É publicado um volume por ano, com 4 fascículos. O processo de avaliação utilizado pelo Comitê Editorial do Instituto de Pesca é o sistema por pares “blind review”, ou seja, sigilo sobre a identidade, tanto dos autores quanto dos revisores, que será mantido durante todo o processo.

As submissões de artigos científicos e notas científicas devem ser encaminhadas, preferencialmente, em inglês. No entanto, aqueles encaminhados em português ou espanhol terão que ser obrigatoriamente traduzidos para o inglês antes de serem publicados. As despesas de tradução serão de responsabilidade dos autores. No caso de autores não nativos, esses artigos devem possuir um certificado de empresa especializada, que o próprio Comitê Editorial do Instituto de Pesca poderá indicar, atestando a qualidade da tradução.

Todos trabalhos submetidos ao Boletim serão avaliados preliminarmente pelo Comitê Editorial, quanto a normatização e mérito científico.  O Comitê Editorial faz uma análise dos trabalhos antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise, consideram-se aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo de forma clara, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, resultados com contribuição significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões.

Após essa primeira triagem, o manuscrito será enviado, inicialmente, para dois revisores especialistas na área abordada. A publicação se dará somente com a aprovação do documento pelos revisores, cabendo ao Comitê Editorial do Instituto de Pesca a decisão final do aceite e a classificação do trabalho como artigo científico ou nota científica.

A seleção dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico.

O Comitê Editorial tomará o cuidado para que os revisores de cada artigo sejam, obrigatoriamente, de instituições distintas daquelas de origem dos autores.

O Boletim do Instituto de Pesca tem uma política de rastreamento por plágio, assim sendo, artigos que forem detectados serão automaticamente negados e devolvidos. Caso seja detectado a posteriori o artigo será despublicado. Os itens detectados serão negados e retornados automaticamente aos autores. Esta revista tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa de alta qualidade originais. Envio de manuscritos a esta revista não podem ter sido publicado em nenhum veículo de comunicação, seja ele, impresso, magnético ou eletrônico.  Se o(s) autor(es) estiverem usando qualquer parte do documento publicado anteriormente, eles devem ser referenciados no MS, se necessário, devem obter permissão do editor anterior ou do titular dos direitos autorais (o que for adequado). Os manuscritos plagiados não serão considerados para publicação. Se o plágio for encontrado em qualquer artigo publicado após investigação interna, eles serão encaminhados para os autores, seus institutos afiliados e agências de financiamento.

As opiniões emitidas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O Boletim do Instituto de Pesca reserva-se o direito de realizar pequenas adaptações nos originais visando manter a uniformidade da publicação.

 

Direitos de autor

O Boletim do Instituto de Pesca (BIP) utiliza a Licença CC BY para todos os seus artigos publicados à partir de Março de 2018. A Licença CC BY permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que devidamente citado. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

Desta forma, ao submeter seu artigo para o BIP, o autor concorda com sua publicação nos termos da Licença CC BY, acima mencionada. Em consonância com esta licença, o BIP também segue as recomendações do DOAJ - Directory of Open Access Journals - que incentiva a publicação de periódicos em acesso aberto. Desta maneira, uma vez tendo seu artigo aprovado e publicado, o autor retém todos os direitos autorais e de copyright sobre a versão publicada, transferindo para a revista o direito de publicar e manter atualizada essa versão de registro oficial, nos termos indicados acima. Os autores são estimulados a arquivar essa versão de registro oficial, publicada pelo BIP, tanto nas mídias sociais dedicadas à comunicação científica quanto em repositórios pessoais ou institucionais.

Como autor, você (ou seu empregador ou instituição) tem alguns direitos para reutilizar seu trabalho, sempre tendo em vista os termos da licença CC BY supracitada. Neste caso, os autores têm o direito de:

  • Compartilhar seu artigo da mesma forma que permitido a terceiros, de acordo com os termos da licença Creative Commons CC BY, acima indicada, desde que o trabalho utilizado seja referenciado e citado:
  • Conservar os direitos de patente, marca registrada e outros direitos de propriedade intelectual (incluindo dados de pesquisa).
  • Atribuição e crédito apropriados para o trabalho publicado.

 

Declaração de conflito interesse

Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar de forma inadequada (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, testemunho honorário, perito, pedidos de patente / inscrições e subsídios ou outros financiamentos. Os autores devem divulgar quaisquer interesses em dois lugares: 1. Uma declaração sumária de declarações de interesse no arquivo do título.

 

Direitos dos animais e dos direitos humanos

Em trabalhos que envolvam a manipulação de vertebrados deve ser encaminhado um atestado de que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Biossegurança da instituição de origem da pesquisa. No caso de estudos socioeconômicos ou etnoecológicos, pesquisas com seres humanos também, deve ser encaminhado junto ao MS, um atestado de que o projeto foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou similar institucional. Os autores devem incluir na metodologia do trabalho que houve consentimento para a experimentação com seres humanos. Os direitos de privacidade dos seres humanos devem ser sempre observados.

 

Padrões éticos

O ato da publicação envolve o autor ou os autores, o editor do BIP, o peer-reviewer e o Instituto de Pesca os quais têm responsabilidades que envolvem todos os estágios do processo de publicação desde a submissão até a publicação.

O Boletim do Instituto de Pesca segue padrões e comportamento ético em todas as etapas do processo de publicação. Seguimos o Council of Science Editors (CSE) que estabelece padrões e fornece diretrizes para as melhores práticas para atender a integridade na publicação, no que se refere a: Monitoramento / salvaguarda da ética editorial pelo conselho editorial; Regras para retração de artigos; manter a integridade do histórico acadêmico; correções, esclarecimentos, retrações e desculpas quando necessário. Proibindo qualquer forma de plágio e / ou dados fraudulentos.

O Editor Chefe, Editores Associados e Corpo Editorial garantem as necessidades dos leitores e autores, asseguram a qualidade do material que publicam, mantêm a integridade do histórico acadêmico, garantem padrões intelectuais e estão sempre prontos para publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas. Seguindo assim, as Diretrizes de Boas Práticas em Publicação Científicas.

 

Tipos de documentos publicáveis no BIP

Artigo Científico

Trabalho resultante de pesquisa científica, apresentando dados originais obtidos de forma planejada, com base em métodos cientificamente aceitos, rigorosamente controlados e com planejamento estatístico adequado, que possam ser replicados e generalizados. A discussão deve ser criteriosa, com base científica sólida; não deve se limitar a comparações dos resultados com a literatura, mas apresentar inferências, hipóteses e argumentação sobre o que foi estudado.

Nota Científica

Comunicação curta de fato inédito resultante de pesquisa científica, cuja divulgação imediata se justifica, mas com informações insuficientes para constituir um artigo científico. Incluem-se nesta categoria a descrição de uma técnica, o registro da descoberta de uma nova espécie, observações e levantamentos de resultados de experimentos que não podem ser repetidos, e outras situações únicas. Deve ter o mesmo rigor de um Artigo Científico e conter os elementos necessários para avaliação dos argumentos apresentados.

 

PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

Custo de publicação

O custo é de R$ 70,00 (setenta reais) por página final editorada para publicação. No ato da submissão é requerido um depósito de R$ 100,00 (cem reais) não reembolsáveis.

Os depósitos ou transferências deverão ser efetuados em nome da FUNDAG, no Banco do Brasil: agência 3360-X – conta corrente 4200-5. O comprovante de depósito ou transferência deve ser enviado para o e-mail do Comitê Editorial (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Para que não seja paralisado o processo de avaliação do trabalho e emissão de recibo de pagamento da FUNDAG, os autores deverão enviar os seguintes dados: Nome, CPF, telefone e endereço completo (incluir o bairro e o CEP). Sem a identificação do autor do depósito, o processo de avaliação do trabalho não será iniciado.

 

Submissão de trabalho

O trabalho deverá ser enviado via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), devidamente identificado, em arquivo do WORD.

Após a aprovação do trabalho, deverá ser encaminhado ao Comitê Editorial o documento Cessão de Direitos Autorais e Autorização para Publicação em Meio Eletrônico, contendo apenas a assinatura d e todos os autores responsável pelo trabalho, e cujo modelo está em:

 http://www.pesca.sp.gov.br/files/Modelo_Cessao_Direitos_Autorais_site.pdf.

 

Avaliação do trabalho

O trabalho submetido será em primeira instância avaliado pelo Comitê Editorial.

Após aprovação preliminar pelo Comitê Editorial, e segundo a ordem cronológica de recebimento, o trabalho será enviado a no mínimo dois revisores de reconhecida competência no assunto abordado. Em seguida, se necessário, retornará ao(s) autor(es) para modificações/correções. O retorno do texto poderá ocorrer mais de uma vez, se assim o(s) revisor(es) solicitar(em).

O trabalho será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis, ou rejeitado quando pelo menos dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de pareceres contraditórios entre os revisores, o trabalho será enviado a um terceiro revisor.

O trabalho aceito retornará ao(s) autor(es) para ultimar eventuais alterações propostas e realizar rigorosa revisão, antes que o documento seja submetido ao processo de editoração e formatação ao estilo do Boletim. O prazo para devolução dessa versão final revisada será de sete dias.

Os artigos aceitos mesmo que submetidos em português deverão ser traduzidos para a língua inglesa.

ATENÇÃO: se o trabalho for rejeitado na avaliação prévia do Comitê Editorial (por inadequação às normas do BIP, por não se enquadrar no escopo temático da revista, por problemas redacionais [impropriedades linguísticas, morfológicas ou sintáticas], por falta de qualidade técnica ou similaridade) ou na avaliação final dos revisores “ad hoc”, O DEPÓSITO NÃO SERÁ DEVOLVIDO, nem poderá ser reutilizado para outras submissões dos autores.

 

Disposições finais

Casos omissos serão avaliados pelo Comitê Editorial do Instituto de Pesca.

 

FORMATAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO

Instruções gerais

O trabalho deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, de acordo com a seguinte formatação: fonte Book Antiqua, tamanho 11; espaçamento entre linhas: 1,5; tamanho da página: A4; margens esquerda e direita: 2,5 cm; margens superior e inferior: 3,0 cm; número máximo de páginas, incluindo Figura(s) e/ou Tabela(s) e Referências: Artigo Científico: até 30 páginas; Nota Científica: até 15 páginas. As linhas devem ser numeradas sequencialmente, da primeira à última página. As páginas também devem ser numeradas. As notas de rodapé devem estar no texto.

 

Estrutura de Artigo Científico

A estrutura para o Artigo Científico é a seguinte: Título, Autor(es), Endereços institucionais (completos) e eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional), Referências.

O Título, o Resumo e as Palavras-chave devem ser traduzidos para o inglês, no caso de artigos redigidos em português ou espanhol, e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês ou espanhol.

Os termos: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências devem ser alinhados à esquerda e grafados em letras maiúsculas e em negrito.

 

TÍTULO

Deve ser claro e conciso (não deve se estender por mais do que duas linhas ou dez palavras), redigido em inglês e português. Deve ser grafado em letras maiúsculas e centralizado na página. No caso de trabalho desenvolvido com auxílio financeiro, informar na primeira página qual o agente financiador, indicado com asterisco, também aposto ao final do título. Recomenda-se que não seja inserido o nome científico da espécie e a referência ao seu descritor, a não ser que seja imprescindível (no caso de espécies pouco conhecidas).

       

NOME DO(S) AUTOR(ES)

Deve(m) ser apresentado(s) completo(s) e na ordem direta (prenome e sobrenome), com apenas o sobrenome pelo qual o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) em caixa alta. A filiação do(s) autor(es), bem como um endereço completo para correspondência e um e-mail deverão ser colocados na primeira página, logo após o nome dos autores, sendo identificado(s) por números arábicos, separados por vírgula quando necessário. Independentemente do idioma do artigo, os dados da afiliação dos autores e sua localização geográfica devem ser apresentados no idioma de origem da instituição ou na sua versão inglês, quando a escrita não é latina. Em um artigo em inglês, por exemplo, a afiliação de uma instituição brasileira deve ser apresentada em português, como a seguir:

Instituto de Pesca, APTA, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Governo do Estado de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Geografia, Departamento de Geografia Física, São Paulo  

Obs: Não serão aceitos trabalhos com mais de seis autores

 

RESUMO e Palavras-chave

O Resumo deve conter concisamente os objetivos, a metodologia, os resultados obtidos e as conclusões, utilizando no máximo 300 (trezentas) palavras. Deve ser redigido de forma que o leitor se interesse pela leitura do trabalho na íntegra.

Palavras-chave: no mínimo três (3) e no máximo seis (6), redigidas em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula. Não devem repetir palavras que constem do Título e devem identificar o assunto tratado, permitindo que o artigo seja encontrado no sistema eletrônico de busca.

 

ABSTRACT e Key words

Devem ser estritamente fiéis ao Resumo e Palavras-chave.

 

INTRODUÇÃO

Deve ocupar, preferencialmente, no máximo duas páginas, apresentando o problema científico a ser solucionado e sua importância (justificativa para a realização do trabalho), bem como a evolução/situação atual do assunto pesquisado. O último parágrafo deve expressar o objetivo, sendo coerente com o que consta no Resumo.

 

MATERIAL E MÉTODOS

Deve descrever sucintamente toda a metodologia utilizada, organizada de preferência na ordem de aplicação e de modo que o experimento possa ser reproduzido. Este item pode variar de acordo com a natureza temática do documento, mas em geral deve conter a descrição do procedimento amostral local, frequência, período, instrumento e métodos, outras variáveis relevantes ou o delineamento do experimento, a descrição dos tratamentos e das variáveis, o número de repetições e as características da unidade experimental. Deve informar sobre procedimentos estatísticos e transformações de dados. Deve-se evitar detalhes supérfluos, extensas descrições de técnicas de uso corrente e a utilização de abreviaturas não usuais.

 

RESULTADOS

Os Resultados devem ser apresentados em separado da Discussão. E isto pode ser feito textualmente ou sob a forma de Tabelas e/ou Figuras. Dados apresentados em Tabelas ou Figuras não devem ser repetidos sistematicamente no texto.

 

Tabelas:

Devem ser numeradas com algarismos arábicos e encabeçadas pelo Título (autoexplicativo). Recomenda-se que os dados apresentados em tabelas não sejam repetidos em gráficos, a não ser quando absolutamente necessário. As tabelas devem ter, no máximo, 16 cm de largura. As tabelas devem ser em formato “retrato” e não ultrapassar uma página. Abreviaturas também devem ser evitadas, a não ser para unidades de medida. Se necessárias, porém, devem ter seu significado indicado em legenda sob a tabela.

 

Figuras (gráficos, desenhos, mapas ou fotos):

Devem ter, no máximo, 16 cm de largura e 21 cm de altura, ser numeradas com algarismos arábicos, com título autoexplicativo logo abaixo. Palavras em gráficos e mapas devem estar em fonte legível. Não inserir gráficos, mapas ou fotos em tabelas ou quadros. Os gráficos não devem ter linhas de grade nem margens.

Tabelas e figuras devem ser inseridas no item mais apropriado no transcorrer do texto.

Os originais de desenhos, mapas e fotos devem ser enviados em arquivos distintos, preferencialmente em formato digital “tif” ou “jpeg, e permitir redução para 16 cm ou 7,5 cm de largura sem perda de definição.

 

DISCUSSÃO

A Discussão deve ser elaborada e não apenas uma comparação dos dados obtidos com os disponíveis em literatura. Deve focar e demonstrar as principais ideias e contribuições trazidas pelo trabalho, bem como comentar se há necessidade de novas pesquisas ou sobre eventuais limitações encontradas. Evitar repetir números já constantes dos resultados. A Discussão deve conter hipóteses e/ou comentários objetivos sobre os resultados, discutidos à luz de observações constantes da literatura especializada.

 

CONCLUSÃO

A Conclusão deve ser clara, concisa e responder ao objetivo do estudo. Deve, idealmente, ser capaz de propor uma solução (ou caminho de solução) para a demanda/problema, com base nos resultados obtidos.

 

AGRADECIMENTOS (opcional)

Devem ser sucintos, dirigidos a Instituição ou pessoa que tenha efetivamente colaborado para a realização do trabalho. De preferência, não deve ultrapassar cinco linhas.

 

Estrutura de Nota Científica

A Nota Científica deve seguir ordenação similar à de um Artigo Científico, contendo Título, Autor, Endereços institucional e eletrônico, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Key words, Introdução, Material e Métodos, Resultado(s) e, eventualmente, Discussão, Agradecimento(s) (opcional) e Referências. Resultados e Discussão, neste caso, podem ser apresentados como item único.

A formatação segue o mesmo padrão, mas com no máximo 15 páginas (incluindo tabelas e figuras).

Obs: Não serão aceitos trabalhos com mais de seis autores.

 

REFERÊNCIAS (normas para TODOS os tipos de publicação)

Devem ser apresentadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração.

Devem conter os nomes de todos os autores, ano de publicação, o título do artigo (por extenso) e do periódico (também por extenso), número do volume e/ou edição e número e/ou intervalo de páginas.

A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido citados no texto são de responsabilidade do autor.

Dissertações e teses devem ser evitadas como referências. Porém, aceita-se quando absolutamente necessárias, mas devem estar disponíveis on-line.

Trabalhos de conclusão de graduação e resumos apresentados em congressos não são referências válidas.

Observação: inadequações nas referências também acarretarão a recusa do trabalho e a não devolução da taxa de submissão.

Como fazer citações no texto

Usar o sistema autor/data, ou seja, o sobrenome do autor em letras maiúsculas e o ano em que a obra foi publicada. Exemplos:

* para um autor: “Mighell (1975) observou...”; “Segundo Azevedo (1965), a piracema...”; “Estas afirmações foram confirmadas em trabalhos posteriores (Wakamatsu, 1973)”.

* para dois autores: “Richter e Efanov (1976) pesquisando...” Se o artigo que está sendo submetido estiver redigido em português, utilizar “e” ligando os sobrenomes dos autores. Se estiver redigido em inglês utilizar “and” (Richter and Efanov, 1976), se em espanhol, utilizar “y” (Richter y Efanov, 1976).

* para três ou mais autores: o sobrenome do primeiro autor deve ser seguido da expressão “et al.”. Exemplo: “Soares et al. (1978) constataram...” ou “Tal fato foi constatado na África (Soares et al., 1978).”

* para o mesmo autor, em documentos de anos diferentes, respeitar a ordem cronológica, separando os anos por vírgula. Exemplo: “De acordo com Silva (1980, 1985)...”

* para citação de vários autores sequencialmente, respeitar a ordem cronológica do ano de publicação e separá-los por ponto e vírgula. Exemplo: “...nos viveiros comerciais (Silva, 1980; Ferreira, 1999; Giamas e Barbieri, 2002)....”

* quando for ABSOLUTAMENTE necessário se referir a um autor, ainda que não em razão de uma consulta direta ao trabalho por ele publicado, o nome desse autor deve ser citado em letras minúsculas apenas no texto, indicando-se logo a seguir, entre vírgulas e precedido da palavra latina apud, o nome do autor e ano do trabalho efetivamente consultado no qual aparece a referência ao autor não diretamente lido. Ex.: “Segundo Gulland, apud Santos (1978), os coeficientes...”.

 

Como fazer citações na listagem de REFERÊNCIAS DE DOCUMENTOS IMPRESSOS

 # Artigos científicos são listados como segue:

Barbieri, E.; Bondioli, A.C.V.; Henriques, M.B. 2014. Nitrite toxicity to Litopenaeus schmitti (Burkenroad, 1936, Crustacea) at different salinity levels. Aquaculture Research, 47(4): 1260-1268.

 

DOCUMENTOS COM DOI

Barbieri, E.; Coa, F.; Rezende, K.F.O. 2016. The exotic species Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) occurrence in Cananeia, Iguape and Ilha Comprida lagoon estuary complex. Boletim do Instituto de Pesca, 42(3): 479-485. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2016v42n1p479.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor principal. Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, considera-se a ordem cronológica e, persistindo a coincidência, a ordem alfabética do terceiro elemento da referência.

Recordando, após o nome dos autores, inserir o ano da publicação, o título do artigo, o título do periódico (NÃO DEVE SER ABREVIADO), o volume, o fascículo (entre parênteses) e o número/intervalo de páginas.

# A citação de dissertação e tese, tipos de documentos que se pode utilizar apenas quando ABSOLUTAMENTE necessário e se estiver disponível on line, deve ser feita como segue:

Bernadochi, L.C. 2012. Captação de sementes em coletores artificiais e cultivo da ostra perlífera Pinctada imbricata (Mollusca: Pteriidae), São Paulo, Brasil. São Paulo. 75f. (Dissertação de Mestrado. Instituto de Pesca, APTA). Disponível em: <http://www.pesca.sp.gov.br/dissertacoes.pg.php> Acesso em: 22 ago. 2014.

# Para livro, também utilizado apenas quando ABSOLUTAMENTE necessário, a citação deve ser:

Gomes, F.P. 1978. Curso de estatística experimental. 8ª ed. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. 430p.

Engle, R.F.; Granger, C.W.J. 1991. Long-run economic relationship: readings in cointegration. New York: Oxford University Press. 301p.

New, M.B.; Valenti, W.C.; Tidwell, J.H.; D’Abramo, L.R.; Kutty, M.N. Freshwater prawns: biology and farming. Wiley-Blackwell, Oxford. 544p.

# Capítulo de livro ou publicação em obra coletiva, cita-se:

Moraes-Valenti, P.; Valenti, W.C. 2010. Culture of the Amazon river prawn Macrobrachium amazonicum. In: New, M.B.; Valenti, W.C.; Tidwell, J.H.; D’Abramo, L.R.; Kutty, M.N. Freshwater prawns: biology and farming. Wiley-Blackwell, Oxford. p. 485-501.

# Leis, Decretos, Instruções Normativas e Portarias são incluídas na listagem como segue:

Brasil, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de outubro de 1988, nº. 191-A, Seção 1, p. 1.

Brasil, 2000. LEI nº. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o Art. 225, § 1º., incisos I, II, III, e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2000, nº. 138, Seção 1: p. 45.

Brasil, 1990. Decreto nº. 98.897, de 30 de janeiro de 1990. Dispõe sobre as reservas extrativistas e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de janeiro de 1990, nº. 22, Seção 1, p. 2.

Brasil, 2007. Instrução Normativa nº. 02, de 18 de setembro de 2007. Disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para formação e funcionamento do Conselho Deliberativo de Reserva Extrativista e de Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Diário Oficial da União, 20 de setembro de 2007, nº. 182, Seção 1, p. 102.

ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2010b Portaria nº. 77, de 27 de agosto de 2010. Cria o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo/RJ. Diário Oficial da União, Brasília, 01 de setembro de 2010, nº. 168, Seção 1: p. 69.

DE MEIOS ELETRÔNICOS (periódicos publicados exclusivamente on line; documentos consultados online e em CD-ROM)

Exemplos:

Lam, M.E.; Pauly. D. 2010. Who is right to fish? Evolving a social contract for ethical fisheries. Ecology and Society, 15(3): 16. [online] URL: <http://www.ecologyandsociety.org/vol15/iss3/art16/>

Castro, P.M.G. (sem data, on line) A pesca de recursos demersais e suas transformações temporais. Disponível em: <http://www.pesca.sp.gov.br/textos.php> Acesso em: 3 set. 2017.

Toledo Piza, A.R.; Lobão, V.L.; Fahl, W.O. 2003. Crescimento de Achatina fulica (gigante africano) (Mollusca: Gastropoda) em função da densidade de estocagem. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, 55, Recife, 14-18 jul./2003. Anais... Recife: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1 CD-ROM.

 

INSTRUÇÕES COMPLEMENTARES

Fórmula, expressão e equação matemática

As fórmulas, expressão e equação matemática devem ser inseridas no texto (não utilizar figura). Exemplo: TE = (N.Fm-1). 100.

 

Unidade de medida

Deve ser apresentada segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI). Exemplo: 10 m²; 100 peixes m-2; 20 t ha-1; g L-1.

 

Número de casas decimais

Deve ser padronizado para todo o texto. Por exemplo, grafado o comprimento dos exemplares amostrados com uma casa decimal, em todo o texto os valores referentes a esse parâmetro devem ser grafados com uma casa decimal.

 

Anexo e apêndice

Não devem ser utilizados.