Instituto de Pesca
Home
Conheça o Instituto
 
Período da Piracema
Fonte: Clic Folha, Out/2013 (http://www.clicfolha.com.br)

Notícias- 16 de outubro de 2013

Edvalder Morais

Já começou o período das chuvas e muitos peixes, antecipadamente, já se deslocam rio acima para fazer a famosa piracema. Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes na bacia hidrográfica dos rios Grande e São Francisco, entre outros do Brasil.

O período da piracema é entre novembro e março, quando os peixes nadam contra a correnteza fazendo a cena mais linda que a natureza tem, para a desova e reprodução.

Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. No ano passado, neste período foi liberada a pesca dos peixes não nativos que não seguem este ciclo, como tilápias, tucunarés, bagre africano, curvina, tambaqui e outros, respeitando os locais onde há proibições.

Eu acredito que este ano não mudará muito esta portaria. Por enquanto, o pescador ainda pode pescar qualquer peixe dentro da medida mínima de captura em locais permitidos, mas já deve preservar os peixes nativos, como lambari, mandis, piau, traíra entre outros.

Pescadores também devem soltar todos os peixes que tiverem soltando ovos pelo canal da desova (fica debaixo da barriga, próximo à calda). Fazendo isso, com certeza, aumentará muito a quantidade de peixes no próximo ano.

Lembre-se: a pesca é uma das melhores formas de lazer e uma das melhores terapias. Pratique o pesque-e-solte, só traga pra casa algum exemplar de peixe.

Na coluna anterior, eu dei os meus parabéns para o nosso amigo da Amip Alan Parreira, por ter sido escolhido como o patrono do torneio de pesca David Húngaro em 2014, mas por erro de digitação foi publicado Iran. Então quero fazer este conserto e dizer que o patrono de 2014 será Alan Parreira .

http://www.clicfolha.com.br/noticia/27584/periodo-da-piracema





Os artigos clipados da mídia não refletem, necessariamente, a opinião do Instituto de Pesca. Apenas os artigos assinados pelo Instituto refletem a sua posição.

 
INSTITUTO DE PESCA
Atendimento a usuários
Telefones: (011) 3871-7530 e 3871-7588; fax: (011) 3871-7533
E-mail:
Equipe Web