Produção de Sardinha em Angra bate recorde
Fonte: Diário do Vale, Nov/2013 (http://diariodovale.uol.com.br)

Notícias- 06 de novembro de 2013

Crescendo: Pesca da sardinha é um dos atrativos maiores do setor pesqueiro de Angra dos Reis

Angra

A prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura, mais uma vez bate o recorde na produção de sardinha. A cidade é responsável por 44% da produção nacional do pescado.

O município foi pioneiro na realização da estatística pesqueira e tem uma das únicas prefeituras que trabalham com a coleta sistemática dos dados de produção.

Angra é o maior produtor de sardinha do Estado do Rio de Janeiro. Seu primeiro recorde aconteceu em 1996, com uma produção de 28.915 toneladas por ano.

Hoje, o município ultrapassa a marca de 20 mil toneladas por ano. A média de produção de 2013 superou os últimos 5 anos, mesmo com a captura por cotas e paralisações ocorridas no meio do período, ocasionadas pela falta de mercado. Um novo recorde de 33.150 toneladas foi atingido, superando em 14,65% o ano de 1996.

Fatores como o respeito ao período de defeso e à fiscalização possibilitaram a crescente produtividade e credibilidade do setor em Angra dos Reis. A Secretaria de Pesca e Aquicultura participa ativamente de todos esses processos, dando auxílio aos pescadores.

Lembrando que o defeso da sardinha acontece de 15 de junho a 31 de julho e do dia 1º de novembro a 15 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site da prefeitura, no link Órgãos/ Secretarias/ Secretaria de Pesca e Aquicultura.