Instituto de Pesca
Home
Conheça o Instituto
 
Polícia faz campanha contra pesca ilegal
Fonte: O Norte de Minas, Jul/2009 (http://www.onorte.net/)

Notícias, 1 de julho de 2009.


O 6º pelotão de meio ambiente e trânsito da 12ª companhia independente, responsável pelo policiamento ambiental de 12 municípios, está fazendo mais uma campanha sobre a pesca legal. A atividade tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se obter a Carteira de Pesca do IEF - Instituto estadual de florestas.

Com ela, o pescador passa a ter conhecimento da legislação vigente, dos locais permitidos e proibidos para a prática da pesca, bem como da tabela de tamanho mínimo para a captura do peixe.

Desta maneira, a prática da pesca de forma legal permite uma regular procriação das espécies de peixe, através do uso sustentável, sem degradar o meio ambiente.

A campanha está sendo difundida pelos meios de comunicação nas 121 cidades sob responsabilidade da fração e em faixas e outdoors. O pelotão providenciou a divulgação de folders contendo dicas sobre como obter a carteira de pesca, os locais permitidos e os proibidos para pesca, tabela de tamanho mínimo para captura de peixe e orientações sobre a piracema.

CARTEIRA

A carteira de pesca pode, ainda, ser obtida pelo site www.ief.mg.gov.br. Para isso, basta o interessado preencher um formulário e imprimir o DAE - Documento de arrecadação estadual, juntamente com a carteira de pesca. São isentos da taxa de pagamento, no valor de R$ 24,01 - pesca desembarcada e de R$ 54,06 - pesca embarcada, os aposentados e maiores de 65 anos, para homens e 60, para mulheres, assim como os menores de 12 anos. As pessoas isentas devem comparecer ao escritório do IEF mais próximo para obter a carteira.

É importante observar que, mesmo com a carteira de pesca, é proibido pescar nas lagoas marginais, a menos de 200 metros a montantes e a jusante de corredeiras a menos de 200m da confluência do rio principal e a menos de 300 metros.





Os artigos clipados da mídia não refletem, necessariamente, a opinião do Instituto de Pesca. Apenas os artigos assinados pelo Instituto refletem a sua posição.

 
INSTITUTO DE PESCA
Atendimento a usuários
Telefones: (011) 3871-7530 e 3871-7588; fax: (011) 3871-7533
E-mail:
Equipe Web