Instituto de Pesca
Home
Conheça o Instituto
 
Caixa de acrílico é novidade no aquário dos tubarões
Fonte: A Tribuna Digital, Ago/2010 (http://www.atribuna.com.br )

A Tribuna, segunda-feira 23 de agosto de 2010
Baixada Santista

Visitante do Acqua Mundo, em Guarujá, tem a chance de visualizar espécimes de perto

da Redação

Que tal colocar a cabeça em um aquário cheio de tubarões, sair ileso e sem nem mesmo se molhar? No aquário de Guarujá, o Acqua Mundo, essa é uma das atrações: em tanque suspenso, foi colocado um compartimento de acrílico no qual o visitantepode observar 13 jovens tubarões-bambu, de comprimento entre 20 e 80cm.

O compartimento tem altura de 1,35m. Os tubarões nesse tanque nasceram no fim de 2009 e não atingiram a idade adulta. Podem chegar a cerca de um metro e viver de 10 a 15 anos. São uma espécie de águas tropicais e não oferecem risco para o ser humano.

Em outro tanque, é possível não só espiar mas também nadar junto com os peixes. Vestido de roupa de mergulho, o visitante nada junto a raias, tubarões-lixa e meros. A atração é aberta para os interessados a partir de 12 anos.

Quem quiser mergulhar precisa agendar a visita com três dias de antecedência. Não é preciso ter equipamento ou saber nadar. O passeio dura 30 minutos. Visitantes não-profissionais recebem um treinamento de 20 minutos e são acompanhados por um monitor.

O Acqua Mundo funciona de terça a sexta das 10 às 18h, nos sábados das 10 às 21h e nos domingos das 10 às 20h. Os horários podem sofrer variações. No site do aquário, há a tabela atualizada: www. acquamundo.com.br.

Para quem quiser nadar com os animais, os mergulhos ocorrem de terça a sexta e domingos. Outras informações pelo telefone 3398-3000.

Tubarões-bambu

Nativos da Oceania e Ásia, os tubarões-bambu servem à alimentação. Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a pesca excessiva pode ter aproximado a espécie da ameaça de extinção. Listados como "quase ameaçados", eles estão perto do nível em que é preciso esforço humano para conservá-los.









Os artigos clipados da mídia não refletem, necessariamente, a opinião do Instituto de Pesca. Apenas os artigos assinados pelo Instituto refletem a sua posição.

INSTITUTO DE PESCA
Atendimento a usuários
Telefones: (011) 3871-7537 e 3871-7588
E-mail:
Equipe Web

estatistica