Emater discute inclusão do pescado na merenda escolar
Fonte: PB agora, Abr/2011 (http://www.pbagora.com.br/)

Notícias - 04 de abril de 2011

Os alunos que freqüentam a rede estadual de ensino vão ganhar um novo ingrediente no cardápio escolar, com a inclusão do pescado processado na merenda escolar, o que garante uma alimentação saudável e rica em proteína animal. Isso foi o que ficou decidido durante reunião ocorrida na sede da Emater-PB, localizada no km l3.3, da Estrada de Cabedelo.

Com a inclusão do pescado abre também uma perspectiva de renda para a agricultura familiar, a partir do processamento, transformando em hambúrguer, salsichas e almôndegas e outras iguarias bastante apreciadas pelas crianças. A iniciativa faz parte do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

A Secretaria da Educação do Estado está empenhada na execução deste programa. A Emater também está buscando parceria como Ministério da Pesca, que já sinalizou com o apoio. Essa é uma oportunidade que os pescadores têm para melhorar sua renda familiar.

A iniciativa vai atender ao que determina a Lei 11.947 de 2009, que recomenda a utilização de a 30% dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aplicação na compra de produtos da agricultura familiar.

Segundo a extensionistas social e articuladora da Rede de Comercialização de Agricultura Familiar da Emater, Mércia Lucas, as colônias de pescadores que tenham capacidade de atender a demanda, poderão se integrar ao programa para o fornecimento do pescado.

A proposta visa atender as recomendações para o emprego de novos hábitos de alimentação, variada e saudável, para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, contribuindo para seu rendimento escolar.

As ações do PNAE na Paraíba são articuladas pela Emater, com o acompanhamento de secretários da educação e da agricultura dos municípios, nutricionistas, extensionistas, presidentes de conselho de merenda escolar, representantes de Câmara Municipais de Vereadores e outros.

Participaram da reunião na sexta-feira, na Emater, Mércia Lucas, articuladora estadual da Rede de Comercialização Agricultura Familiar, o assessor estadual de piscicultura da Emater, Lino Gonçalves, o engenheiro de pesca da Emater Elton Cunha, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Lucas Xavier, o gerente operacional de assistência ao estudante Ângelo Rofran, a nutricionista da Secretaria de Educação do Estado Shimenes Rodrigues, além da consultora do Projeto Nutre-Nordeste Mabel Barros.