Água, um mundo desconhecido a ser desvendado

Coordenação: Cacilda Thais Janson Mercante, Pesquisadora Cientifica do Instituto de Pesca, Doutora em Ecologia e Recursos Naturais.

Data: 22/03/2024

Horário: 11h

Realização: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos e Pesqueiros

Local: evento transmitido pelo link: (em breve)

Resumo: A água é indispensável à vida e está presente em todos os alimentos que consumimos, nas roupas que vestimos e em milhares de outros produtos. Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência humana e de outros seres vivos. Para contribuir com essa conscientização esta palestra pretende apresentar conceitos básicos os quais envolvem particularmente o mundo das águas doces pois atualmente grande parte de tudo que produzimos e consumimos advém das águas superficiais como os rios, lagos e reservatórios distribuídos em diferentes partes do nosso mundo. Por esse motivo é muito importante tratarmos sobre esse tema que envolve uma área da Ciência denominada Ecologia Aquática.  De modo didático foi escolhido o termo “o mundo invisível da água” para ser representativo das inter-relações entre o meio vivo e não vivo dos ambientes aquáticos de águas doces onde milhares e diminutas formas de vida habitam os mais diferentes locais. A particularidade de todos esses microrganismos aquáticos é que são tão diminutos que só podem ser vistos pelo uso de equipamentos como as lupas e os microscópios. Embora tão diminutos em tamanho estes possuem papel fundamental para a manutenção de toda a vida no Planeta Terra.

Público-alvo:  público em geral, alunos do novo ensino médio, técnicos em meio ambiente, graduados e graduandos de diferentes áreas do conhecimento.

Número de Vagas: sem limite

Investimento: gratuito

Criação  de  camarões  de  água doce
Curso on-line