Por meio de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com o apoio do CNPq, o Instituto de Pesca busca aprimorar o atendimento à sua responsabilidade de atuar na formação de futuros pesquisadores, dando oportunidade aos jovens de integrar a dinâmica institucional de pesquisa, tanto na área científica quanto tecnológica.

 

O QUE É O PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições, as quais são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

 

 São objetivos específicos do Programa:

  1. contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  2. contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; e
  3. contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

 

O QUE É O PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições, as quais são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

 

 São objetivos específicos do Programa:

  1. Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  2. Contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  3. Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

 

DURAÇÃO DA BOLSA

A bolsa tem duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) que tem início em 1º de agosto.

 

VALOR DA BOLSA

A bolsa de Iniciação Cientifica corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País (www.cnpq.br/no-pais).

 

PESQUISADOR

Requisitos: estar vinculado à instituição de Ensino e/ou Pesquisa que participa do PIBIC ou PIBITI; desenvolver pesquisa científica e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


ESTUDANTES

Requisitos: cursar graduação e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Condições de participação: procurar em sua área de interesse um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

 

Edital

Propostas selecionados

2018/2019 - PIBIC

2018/2019 - PIBITI

2017/2018

2016/2017

2015/2016

Comitê PIBIC / PIBITI

COMITÊ INSTITUCIONAL

Marcelo R. Souza (coord.) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Márcia S. N. Galvão - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marie Anne Najm Chalita  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando S. Fonseca - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cibele Santos Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cláudia Maris Ferreira Mostério - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Angela Cristina de Campos Trindade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Márcia Navarro Cipólli - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Willian do Rosário Ribeiro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Antonio Carlos Simões - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

COMITÊ EXTERNO

Profa. Dra. Maria Lúcia Zaidan Dagli

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

 

Prof. Dr. Francisco Javier Hernandez Blazquez

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

 

Profa. Dra. Monica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira

Instituto Butantan

Resolução Normativa CNPq 017/2006

RN-CNPq 017/2006

 

Fichas de inscrição

Ficha de inscrição - Bolsista

Ficha de inscrição - Orientador e Projeto de Pesquisa

 

Modelo do projeto de iniciação científica

Clique aqui e faça o download do Modelo de Projeto de Iniciação Científica PIBIC / PIBITI

 

Modelos de relatórios

Relatório Parcial - PIBIC/CNPq/IP

Relatório Final - PIBIC/CNPq/IP

end faq