Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes

Aquário

Aquário Água Branca


Localizado no Parque da Água Branca, o Aquário Água Branca, é o primeiro aquário construído na capital e o segundo do Brasil! Ele foi administrado pelo Instituro de Pesca por mais de 50 anos, como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades de compartilhamento de conhecimentos. Sua equipe técnica executava atribuições como classificar e catalogar o acervo; expor espécies de peixes e suas informações e planejar e realizar atividades e exposições científico-culturais e educacionais relacionadas às atividades de aquicultura e pesca.

Nos 30 tanques distribuídos dentro de um prédio histórico, construído na década de 1930, os visitantes podiam conhecer um pouco mais sobre espécies de peixes de alto valor econômico para a Aquicultura e a Pesca continental, como o matrinxã, o pacu, o pirarucu e a tilápia.

Em 2022, o Aquário Água Branca passou a ser de responsabilidade da Concessionária Reserva Novos Parques Urbanos, que assumiu a administração do parque por 30 anos. e em agosto de 2023 apresentou o pré-projeto de reforma do Aquário à diretoria geral do Instituto de Pesca e à curadora do Aquário, também pesquisadora do Instituto, momento em que também discutiram sobre a previsão de reabertura do Aquário à visitação pública, algo muito esperado pelo público, que frequentava o local e pelas instituições educacionais que desejam voltar a levar estudantes para proporcionar entretenimento e educação.

Veja fotos do Aquário Água Branca, clicando aqui.

Conheça mais da história do Aquário lendo o Relatório Técnico número 59 - Espaço Pesca e Aquicultura: um aquário para São Paulo, clicando aqui.



Visitação virtual

Faça uma visita virtual pelo Aquário Água Branca, clicando aqui ou na imagem abaixo.

 


Visitação presencial

O Aquário Água Branca está fechado por tempo indeterminado.

Informações por meio do e-mail institutodepesca@sp.gov.br

Histórico

O Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de Pesca e Aquicultura, visando à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos e de tecnologias destinadas à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade ambiental.

Vista frontal do Aquário na década de 30

Além das instalações destinadas à realização de suas pesquisas, o Instituto conta com espaços privilegiados para o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais. Um desses espaços localiza-se no Parque Fernando Costa (conhecido também como Parque da Água Branca), uma importante área de lazer da cidade de São Paulo que recebe um grande número de visitantes ao longo do ano: é o Aquário do Instituto de Pesca, o mais antigo do Estado de São Paulo e o segundo mais antigo do Brasil, construído na década de 1930.

Aquário visto pelos fundos na década de 1930

 

Vista lateral do Aquário na década de 1930

O Parque da Água Branca, uma importante área de lazer da cidade, está localizado próximo de três dos maiores centros culturais da cidade: o Memorial da América Latina, o Senac e o Sesc-Pompéia. Portanto, quem for visitar o Aquário do Instituto de Pesca aproveita ainda o exuberante Parque, rico em plantas e animais.

Criado em 1905, numa época de forte desenvolvimento da agropecuária paulista, o Parque destinava-se exclusivamente a abrigar órgãos de pesquisa agropecuária, associações de criadores, leilões e exposições de animais. Hoje tornou-se um grande parque público com características tanto urbanas (abrigando grupos de teatro e dança, de convivência para a terceira idade etc.) quanto do campo (com diversos animais criados em fazendas, pomar etc.).

O Parque e o Aquário agradecem sua visita!

Endereço

Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Parque da Água Branca
Barra Funda - São Paulo (SP) - Brasil
CEP 05033-970

e-mail: institutodepesca@sp.gov.br 

## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos