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Instituto de Pesca

Coordenadoria

Coordenadoria do Instituto de Pesca

Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva

Coordenadora

 cristiane.neiva@sp.gov.br

 (11) 3871-7514

 Currículo Lattes

Assistência Técnica  

Eduardo de Medeiros Ferraz

1º Substituto e Assistente

 eduardo.ferraz@sp.gov.br 

 (11) 3871-7518

 Currículo Lattes

Gianmarco Silva David

2º Substituto e Assistente

  gianmarco.david.sp.gov.br

 (14) 3203-3257  ou (11) 3871-7517

 Currículo Lattes

Divisão de Programação da Pesquisa

Antônio Fernando Gervásio  Leonardo

Diretor Técnico de Divisão

  antonio.leonardo@sp.gov.br

 (17) 3232-1777 e 3234-3204 

 Currículo Lattes

                                                                       

De acordo com o artigo 75, da Resolução SAA número 41, de 30 de junho de 2025, as Divisões de Programação de Pesquisa têm as seguintes competências:

I – promover, juntamente com as Divisões Avançadas de Pesquisa e Desenvolvimento e as Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento, ações para definição das linhas estratégicas de pesquisa do respectivo Instituto, considerando as diretrizes do Departamento de Gestão Estratégica;

II – realizar o acompanhamento e a avaliação dos projetos de pesquisa da instituição, estabelecendo mecanismos para estes procedimentos;

III – elaborar diagnósticos e relatórios sobre a programação científica da instituição;

IV – propor e organizar reuniões para definição de demandas programáticas para as diferentes áreas de pesquisa inseridas no âmbito de atuação do respectivo Instituto;

V – auxiliar na coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação do plano estratégico e de projetos estratégicos associados;

VI - por meio dos Serviços de Pós-Graduação - Responsável: Claudia Maris Ferreira Mostério

a) organizar e promover cursos de capacitação de pessoal externo com formação de nível superior;

b) buscar apoio em entidades de fomento, para viabilização de suporte financeiro para cursos, inclusive para treinamentos;

c) estimular as Divisões Avançadas de Pesquisa e Desenvolvimento e as Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento na criação de cursos de especialização, inclusive “lato sensu” e MBA, em suas áreas de atuação;

d) propor, aos dirigentes dos Departamentos envolvidos, regimentos e normas de funcionamento dos cursos a serem implantados;

VII – por meio das Seções de Documentação Científica - Responsável: Antonio Fernando Gervásio Leonardo

a) realizar a pesquisa, organização, manutenção e disponibilização de informações técnico-científicas e documentais para consulta de interessados diversos e, em especial, no atendimento de solicitações das equipes técnicas da instituição;

b) organizar e manter atualizado o registro bibliográfico de livros, documentos técnicos e de legislação, bem como catalogar e classificar o acervo da unidade, zelando pela sua conservação;

c) divulgar, periodicamente, no âmbito dos usuários internos e externos, o material informativo existente na unidade e manter serviços de consultas e empréstimos;

d) supervisionar a permuta de publicações, mantendo intercâmbio com outras unidades de informação e documentação;

e) providenciar a aquisição de obras culturais e científicas, periódicos e folhetos de interesse institucional;

f) alimentar e manter o repositório público dos artigos científicos e demais publicações da instituição;

VIII – por meio das Seções de Treinamento e Capacitação - Responsável: Willian do Rosario Ribeiro 

a) com relação ao corpo técnico da instituição:

1. promover atividades voltadas à sua qualificação;

2. acompanhar os planos de treinamento;

3. gerar indicadores sobre o nível de qualificação;

b) registrar a aprovação e o acompanhamento das atividades dos profissionais externos, como bolsistas e pesquisadores visitantes e outros;

IX – por meio dos Comitês Editoriais - Responsáveis: Fabiana Garcia Scaloppi e Claudia Maris Ferreira Mostério

a) zelar pela excelência das publicações científicas e técnicas editadas pelo Instituto;

b) analisar, aprovar e providenciar a publicação de artigos destinados às publicações científicas da instituição;

X – por meio dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador -  Responsável: Antonio Fernando Gervásio Leonardo

a) auxiliar o pesquisador em assuntos administrativos de projetos com recursos financeiros de fundações de apoio a agências de fomento, incluindo contratação, compras, liberação de recursos, preparação de documentos para importação, prestação de contas e incorporação de material permanente ao patrimônio do Instituto;

b) dar publicidade aos procedimentos gerais e específicos de cada fundação de apoio ou agência de fomento;

XI - por meio dos Escritórios de Apoio à Gestão de Dados -  Responsável: Antonio Fernando Gervásio Leonardo

a) estabelecer e manter mecanismo de armazenamento e compartilhamento de dados, resultantes de pesquisas e inovação, utilizando-se de recursos tecnológicos, observadas a ética, a legislação aplicável e a confidencialidade;

b) manter registros atualizados de entidades e áreas de interesse à gestão da pesquisa;

c) manter contato e intercâmbio com instituições especializadas, públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Seção de Gestão da Qualidade

                                                                       

Edleusa Almeida da Silva

Chefe de Seção

  edlsilva@sp.gov.br

 (11) 3871-7516  




De acordo com o artigo 78, da Resolução SAA número 41, de 30 de junho de 2025, as Seções de Gestão da Qualidade têm as seguintes competências:

I - minimizar riscos e corrigir processos em todas as unidades;

II - monitorar o desempenho e desenvolver planos de melhorias para gestores de áreas técnicas;

III - realizar auditoria interna e avaliação "in loco" da eficácia das atividades;

IV - implantar sistema de indicadores de gestão da instituição;

V - monitorar e avaliar o alcance das metas e resultados dos indicadores;

VI - assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade esteja em conformidade com os requisitos das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO/IEC 17025, ou demais normas;

VII - assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas, por meio da implementação e divulgação dos procedimentos necessários.

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