SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes

Data: 23 de abril

Horário: 8h00 às 17h00

Endereço: NRP Pirassununga/IP; Rua Virgílio Baggio, 85; CEP 13641-004

Público-alvoaberto ao público em geral (investidores, produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes etc.)

Inscrição: http://eventos.fundag.br/events/21c6a71f-e2d6-4add-bad7-928e58efbde5

Vagas: 30

Investimento: R$150,00 para público em geral. Estudantes de agrárias ou de biológicas e aposentados têm R$50,00 de desconto (R$100,00).

Breve Resumo

Este curso presencial é organizado pelo NRP Pirassununga do Instituto de Pesca, com apoio da FUNDAG e tem por objetivo atender a uma constante demanda por informações básicas sobre a aquaponia. Pesquisadores dos Institutos APTA (IP, IZ e APTA Regional), com base em suas experiências na instituição, apresentarão em aulas teóricas e práticas os principais aspectos a serem considerados na decisão e implantação de sistemas aquapônicos.

8:00h às 8:20h - Inscrições e coffee break

8:20 h às 8:30h - Abertura do evento: Marcello Villar Boock, Diretor Técnico de Serviço – NRP Pirassununga (Núcleo Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de Pirassununga).

Palestrante: Fernando André Salles, PqC, Dr. / IZ Ribeirão Preto.

8:30h às 9:50h – Aspectos fundamentais de uma aquaponia; Pontos críticos; Principais subsistemas hidropônicos; Parâmetros básicos de funcionamento; Desenho dos tanques.

9:50h às 10:00h - Intervalo

10:00h às 11:30h - Aquaponia comercial x empresarial; Qualidade da água e manejo de resíduos sólidos; Biofiltragem; Dinâmica dos nutrientes; Dimensionamento de sistemas aquapônicos.

Palestrante: Marcello Villar Boock, PqC, Dr. – Instituto de Pesca – Pirassununga.

13:30h às 14:00h - Manutenção de iscas-vivas para pesca esportiva em sistema aquapônico.

Palestrante: Fabiana Garcia Scaloppi, PqC., Dra. – Instituto de Pesca - Votuporanga

14:00h às 14:45h - Produção de microgreens em sistema aquapônico; Aquaponia em sistema desacoplado: vantagens e desafios; Desempenho e valor nutricional de variedades de alface em aquaponia.

14:45h às 15:00h - Coffee break.

15:00h às 16:30h

Parte Prática: Manutenção de iscas-vivas para pesca esportiva em sistema aquapônico acoplado.

Aquaponia e produção de microverdes: Conhecendo na prática os sistemas desacoplados.

Palestrantes: Marcello Villar Boock, PqC, Dr. – Instituto de Pesca – Pirassununga e Fabiana Garcia Scaloppi, PqC., Dra. – Instituto de Pesca - Votuporanga;

Coordenação: Marcello Villar Boock

Criação  de  camarões  de  água  doce – Módulo  básico