Produção de Camarão Marinho em água salinizada

O Instituto de Pesca, por meio do Núcleo Regional de Pesquisa de Pirassununga, foi pioneiro (em 2018) nos testes em escala comercial para produção de camarão marinho fora do litoral.

Trata-se de uma tecnologia inovadora onde, por meio de um sistema de recirculação de água – conciliado a uma salinização artificial, imitando em 99,5% os sais e íons que a água do mar contém – tem mostrado bons resultados na prática. Atualmente, ao menos 10 fazendas no estado de São Paulo já produzem camarão neste sistema.

Além dos aspectos de sustentabilidade deste tipo de produção, já que a proposta adota tecnologia avançada para reuso da água cultivo, também há vantagens para os consumidores: camarão fresco e de melhor qualidade, pois tal tecnologia permite a produção próxima aos grandes centros.

Pesquisador responsável

Saiba mais sobre o projeto desenvolvido pelo pesquisador Fábio Sussel, do Núcleo Regional de Pesquisa de Pirassununga, do Instituto de Pesca, assistindo ao vídeo.

Informações à imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento

imprensa@agricultura.sp.gov.br