Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes


Ração para Aquicultura

O Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio do conhecimento técnico de sua equipe, atende a diversas demandas de empreendedores e indústrias, dentre elas a formulação para a produção de rações para diferentes espécies e sistemas de produção.

Desenvolvimento de fórmulas e processos

O Laboratório de Nutrição em Aquacultura do Instituto de Pesca desenvolve fórmulas, produtos e processos em extrusão que atendam a toda cadeia seja ela pesquisa (universidades e centros de pesquisa), P&D de empresa de insumos (aditivos nutricionais) e fábricas de ração (peixes de corte, ornamental e camarões).

São realizados trabalhos de pesquisa e prestações de serviço em parceria com fundações e o setor público e privado. O objetivo é levar ao consumidor final todos os resultados de pesquisa e desenvolvimento já realizados pelo Instituto de Pesca, melhorando desta forma a qualidade, eficiência e sustentabilidade de produtos e processos que são desenvolvidos.

Ração para peixes reprodutores

As rações para peixes na fase de reprodução já são aplicadas por indústrias de ração, visando ao maior potencial reprodutivo em pisciculturas produtoras de alevinos e juvenis de tilápia do Nilo. O objetivo principal é fornecer uma dieta que atenda às exigências nutricionais em uma fase pouca estudada e que possibilite excelentes ganhos em produtividade, resistência a patógenos e eficiência econômica.

Ração para alevinos e juvenis de tilápa do Nilo

As rações para peixes na fase de alevinos e juvenis já são aplicadas por indústrias de ração, visando ao maior potencial de desempenho e, principalmente, saúde dos peixes.

Ingredientes como aminoácidos, pré e probióticos, ácidos orgânicos, enzimas, fitoterápicos, leveduras entre outros, foram objetivos de estudos que fizeram parte do desenvolvimento da linha ProStart, atualmente comercializada pela empresa Raguife para todo o território nacional. Esse produto contribui de forma muito efetiva em saúde, imunidade e qualidade dos peixes que atualmente são produzidos pelas maiores pisciculturas do Brasil.

Ração para peixes ornamentais

Os alimentos para peixes ornamentais visam a obtenção de novos produtos e processos que atendam às indústrias de rações para peixes ornamentais. São realizadas pesquisas em parcerias com fábricas de ração que replicam de imediato todo o desenvolvimento dos novos produtos para o setor de aquariofilia e lagos ornamentais.

Com o desenvolvimento de novos produtos, o Brasil se equipara em qualidade com rações importadas que até então eram as mais utilizadas e com custo muito superior, possibilitando desta forma o uso de produtos nacionais de maior aceitabilidade pelo mercado e valor econômico menor.

Ração para camarões

As rações para camarão já são aplicadas por indústrias do setor, visando ao maior potencial de desempenho e principalmente saúde dos animais. Os produtos desenvolvidos pelo Instituto de Pesca atualmente são comercializados por empresas privadas para todo território nacional, principalmente para a região nordeste a qual é maior produtora em águas salinas e, mais recentemente, novas regiões vem utilizando produtos com particularidades diferentes em regiões distantes do mar com água salinizada.

Pesquisador Responsável



Quarentenário de organismos aquáticos
Laboratório de quarentena do Instituto de Pesca!