130 ANOS DE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo celebra seus 130 anos, e resgata a história dos seis Institutos e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Regional, ligadas à Pasta, como forma a lembrar a importância do investimento contínuo em ciência para que o agro SP continue forte, inovador e sustentável.

O Instituto Agronômico (IAC), fundado ainda na época do Império, por D. Pedro II em 1887, foi uma das primeiras instituições de pesquisa no Brasil. Sua missão, naquela época, era o desenvolvimento de estudos para a cafeicultura, principal atividade econômica do Brasil. O IAC foi pioneiro na introdução e melhoramento genético da maioria das culturas do agronegócio brasileiro e serviu de modelo para a criação de outras instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Outra instituição centenária dentro da estrutura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP é o Instituto de Zootecnia (IZ), fundado em 1905. Também quase centenário, o Instituto Biológico, que completa 94 anos em dezembro, tem muitas contribuições relevantes para a sanidade animal e vegetal brasileira. Já o Instituto de Economia Agrícola (IEA), fundado em 1942,  tem grande relevância para o sucesso do setor dos agronegócios em São Paulo. Em 1963, o Estado de São Paulo inovou novamente e criou o Centro Tropical de Pesquisa e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), que em 1969 passou a ser chamado de Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital),

Faltava em São Paulo e no Brasil um órgão voltado a pesquisa na área da pesca e aquicultura. Era fundado então em 1969 o Instituto de Pesca (IP), primeiro órgão de pesquisa na área de estudos de ecossistemas aquáticos e biologia de organismos marinhos e continentais, sendo a única instituição de pesquisa científica e tecnológica com esse perfil no país. E em 2002, foi criado o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento, conhecido como APTA Regional, que é responsável por coordenar 11 Polos de pesquisa espalhados em São Paulo.

“Temos uma história riquíssima e feitos muito importantes. Mas também temos um presente repleto de contribuições e estamos construindo as bases para continuarmos na vanguarda do conhecimento no futuro”, afirma Sergio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), instituição responsável por coordenar os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.

Fonte: Agrimotor

16  Novembro 2021

PESCA ARTESANAL E INDUSTRIAL EM SP GEROU RECEITA DE R$ 60 MILHÕES NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020
Ao todo foram descarregadas 6.240,9 toneladas de pescado nos portos paulistas no período