Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Abertura do Aquishow Brasil motiva empresários, autoridades e politicos

A abertura do Aquishow Brasil 2018 organizada pela PeixeSP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União que acontece em Santa Fé do Sul contou com a participação de 106 empresas de vários elos da cadeia produtiva do pescado, além de fornecedores de insumos vacinas, implementos, softwares e conhecimentos através de palestras técnicas com renomados profissionais e pesquisadores de todo o Brasil.

O evento é realizado desde 2009 e promove o encontro dos vários segmentos da cadeia produtiva, através de seminário, mostra de produtos, encontro de negócios e integra piscicultores, aquicultores, técnicos, fornecedores, consumidores e trabalhadores do setor.

O Presidente da Comissão Organizadora Emerson Esteves ao saudar as autoridades presentes destacou o crescimento do evento santafessulense que acompanha o crescimento do setor que busca a cada dia avançar e superar os desafios de tornar cada dia maior o consumo de peixes entre os brasileiros. Emerson também anunciou que o Aquishow Brasil 2019 será de 14 a 17 de maio e espera dobrar o tamanho do evento em relação ao deste ano que triplicou em relação ao de 2017.

O Secretário de Estado da Agricultura, Francisco Jardim falou em nome do Governador Marcio França, cumprimentou a sociedade de Santa Fé e a Prefeitura Municipal pela organização do Aquishow Brasil que tem buscado soluções dos problemas para o desenvolvimento do setor aquícola e que o governo de São Paulo através da CATI e do Instituto da Pesca tem auxiliado oferecendo ferramentas e ações que possibilitem o avanço da piscicultura paulista e lembrou do grande crescimento do setor alcançado com o decreto que regularizou o licenciamento ambiental dos parques aquícolas e os incentivos fiscais para a indústria paulista do pescado.

O Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul Ademir Maschio disse que Santa Fé do Sul faz história com Aquishow e, há 20 anos o município acreditou na piscicultura e hoje se tornou o maior produtor de tilápia em tanque rede do Brasil. Para o prefeito os méritos tem que ser divididos com empresários, pequenos produtores, Sindicato Rural, Senar, Cati e a Prefeitura que sempre apoiaram as iniciativas do setor, e lembrou do início do Aquishow quando ocupou o cargo de secretário de agricultura do município e ajudou a iniciar a história do grande evento que se tornou o Aquishow Brasil.

Os parlamentares Itamar Borges, Carlão Pignatari, deputados Estaduais e o deputado federal Fausto Pinato discursaram elogiando a organização e a grande importância da piscicultura para o estado de São Paulo e para o Brasil prometendo auxiliar na expansão aquícola paulista.

Os prefeitos da Comarca de Santa Fé do Sul Alaor Pasian, Bim Belão, Wair Zapelão, Cidão Goulart, Zeca de Melo, Marcos Martines, vereadores e de São José do Rio Preto Edinho Araújo e Flavio Prandi Franco de Jales também prestigiaram o evento. Marcelo Favaleça presidente da Câmara de Santa Fé do Sul representou o legislativo da cidade na mesa de autoridade que também recebeu representes do Senar, Sindicato Rural, CATI, Sebrae, Secretaria Nacional da Pesca e  Instituo de Pesca.

Confira a Programação desta quarta-feira – 16/5 – Segundo Dia

DIA 16/05 – QUARTA-FEIRA – PERÍODO DA MANHÃ

09:00h – A NOVA AQUICULTURA E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – JOÃO FELIPE NOGUEIRA MATIAS (Engenheiro de Pesca e Administrador de Empresas. Mba em Gestão Empresarial, Mestre em Aquicultura e Sustentabilidade. Doutor em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros cursando segundo mestrado em Administração e Controladoria e um segundo doutorado em Gestão da Terra e Oceanos)

09:45h – OS RESULTADOS DO USO DA TECNOLOGIA NA CONVERSÃO ALIMENTAR NA TILAPICULTURA EM TANQUES REDE –  WAGNER CAMIS – (Formação: Zootecnista com atuação nas diversas áreas de criação animal, com ênfase maior na piscicultura, trabalhando nas áreas administrativas, produção, implantação de projetos e ambiental. Foi produtor e proprietário de pesqueiro, responsável pela implantação de vários pesqueiros na região da Grande São Paulo. Assiste a produtores nas várias regiões de São Paulo e em outros Estados nos vários sistemas de produção (race-way, tanque – rede, sistema fechado e sistema intensivo), trabalhando com espécies variadas (pintado, pacu, tilápia, pirarucu), além de produzir em tanques rede. Atua na legalização Ambiental. É Diretor da ABRACOA (Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos) e Diretor Regional SUDESTE da Peixe SP9Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União).

10:30 – Coffe Break

Debate: 10:45h às 11:30h – Perguntas e respostas aos Palestrantes

VISITA AOS ESTANDES / INTERVALO PARA ALMOÇO

DIA 16/05 – QUARTA-FEIRA – PERÍODO DA TARDE

14:00h – PERSPECTIVAS DE DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES PARA A PISCICULTURA BRASILEIRA – MARTIN RICHARD HALVERSON(Especialista em piscicultura trabalhando com desenvolvimento da piscicultura em Brasil e América do Sul. Mestre em Aquicultura, Universidade de Auburn, Alabama, USA - Atua no desenvolvimento de tecnologias apropriadas para viabilizar a produção de espécies com potencial para piscicultura e espécies nativas ameaçadas e avaliação de comportamento e biologia de peixes nativos e desenvolvimento de protocolos de Boas Práticas de Manejo em Reprodução e Produção de “espécies novas”. É Diretor Tecnológico, Projeto Pacu Aquicultura Ltda.

14:45h – SEGURO AQUÍCOLA: TRANQUILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE PEIXES – PAULO KELLY – (Formação em Direito com atuação em Contenciosos em contra comércio (counter trade) – Ministério das Relações Exteriores, Brasília(DF), e Administração de Contratos Internacionais Públicos e Privados, com experiência na utilização das Leis de Cooperação Internacional. Trabalhou em empresas multinacionais como:  Internacional Technological Services, I.T.S., Rio de Janeiro/BRA e Milão/ITA. Atou como Consultor e Diretor de Energia, Panda Energy Internacional, Dallas, Texas - USA. I.T.S.- Foi Diretor Comercial da PWS do Brasil Corretora de Resseguros. Atualmente no THB Group. Atuando no Desenvolvimento e Implementação do Seguro Aquícola no Brasil)

15:30 – Coffe Break

16:00h às 17:30h

PAINEL: VIABILIDADE DA AQUICULTURA E PESCA EM UMA MESMA ESTRUTURA DE GOVERNO.

MEDIADOR: LUIZ MARQUES DA SILVA AYROZA – (Zootecnista - Pesquisador Científico da APTA desde 1987. Tem experiência na área de aquicultura, com ênfase em sistemas de produção de peixes de água doce, desenvolve trabalhos com os seguintes temas: piscicultura, sistema de criação de tilápias em tanques-rede e viveiros escavados. É Diretor de Departamento do Instituto de Pesca de São Paulo desde Out/2015, Coordenador do Comitê de Espécies Exóticas dessa mesma instituição e Presidente da Comissão Técnica de Agronegócios do Gabinete da SAA/SP. Consultor técnico na elaboração de projetos de criação e de regularização e licenciamento ambiental de aquicultura. Consultor da Associação Brasileira de Piscicultura Peixe BR).

ANTONIO DA COSTA ALBUQUERQUE FILHO – (Engenheiro de Pesca – Mestre em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros – Secretário Executivo da Associação Cearense de Criadores de Camarão – ACCC - Desde janeiro de 2017, Diretor técnico. Secretário Executivo da Associação Cearense de Aquicultores – ACEAQ – Desenvolve inúmeras atividades profissionais voltadas para o desenvolvimento da atividade tais como: profissionalização e evolução dos setores da tilapicultura e carcinicultura no estado do Ceará. Consultor técnico).

CARLOS MAGNO CAMPOS DA ROCHA– (Agrônomo e Médico Veterinário - Pós-graduado em Especialização em Sanidade Animal, área de concentração de Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal. Chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura de 2010 a 2017)

FRANCISCO MEDEIROS – (Médico Veterinário. Exerceu atividades como: Docência na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Consultor Sebrae. Consultor FAO (Food and Agriculture Organization). Consultor IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura). Consultor Eletronorte. Consultor Técnico IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Aplicada). Consultor técnico da Halitinã para os projetos de piscicultura nas Aldeias Indígenas. Atualmente é Sócio proprietário da Manso Aquicultura Ltda e Diretor Presidente da PEIXEBR (Associação Brasileira da Piscicultura).

CLEBERSON CARNEIRO ZAVASKI– (Engenheiro Agrônomo UFPR - Técnico em Agropecuária CEMMP (Foz do Iguaçu) - Pós-Graduado em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR - Analista Ambiental do ICMBio. Atualmente  é Coordenador de Regularização Fundiária do ICMBio - Tilapicultor no DF Associado a HAJA PEIXE DF-RIDE (Associação de Aquicultores do DF e da Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico - Diretor de Meio Ambiente da FCPE-DF (Federação Candanga de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental) - Vice-Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do DF - AEADF - Vice-Presidente Centro-Oeste da Confederação de Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB).

ROBERTO IMAI – (Administrador de empresas. Empresário da indústria do pescado. Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado e São Paulo SIPESP. Diretor Titular do Comitê da Cadeia Produtiva do Pescado e da Aquicultura COMPESCA da Fiesp).

SERGIO PINHO – Engenheiro de pesca – Pós-Graduado em Estratégia e Planificação Alimentar - Escuela Superior de Capacitacion Agrária - Ministério de Agricultura Alimentacion y Pesca - Espanha. Atua em assessorias técnicas para o governo federal e legislativa além da câmara dos deputados também no congresso nacional.  tendo sido Superintendente da SUDEPE, participou da Constituinte e das equipes que elaboraram leis como:  Lei de Pesca e aquicultura (Lei nº 11.959/2009) – 1999/2009, Lei de criação do Ministério da Aquicultura e Pesca (Lei nº 11.958/2009) – 1999/2009 e do Código florestal (Lei nº 12.651/2012) – 2010/2012.

 

Fonte: Informa Mais, Mai/2018 (http://www.informamais.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui

Aquishow Brasil: evento da pesca e aquicultura acontece no interior de SP