AGRICULTURA/SP: A CADA REAL INVESTIDO EM UNIDADE DE PESQUISA DA APTA, R$ 16,23 SÃO REVERTIDOS À SOCIEDADE

São Paulo, 23/03/2022 - A cada um real investido nas unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), R$ 16,23 são revertidos para a sociedade em novos negócios, mostra o Balanço Social da Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). A quarta edição do documento será apresentada nesta quarta-feira (23), às 14h, em São José dos Campos.

"O impacto econômico identificado pela Apta foi alcançado a partir da análise de 59 tecnologias desenvolvidas pelos seis Institutos e 18 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência e à SAA e transferidas ao setor produtivo no período de 2018 a 2021", explicou a pasta em nota. "O retorno social superou em 16 vezes o investimento nessas unidades, considerando apenas a receita do quadriênio 2018-2021 e o lucro social obtido. As tecnologias adotadas pelo setor produtivo tiveram 19,90 bilhões de retorno social."

No período de 2018 a 2021 foram investidos R$ 1,23 bilhão nas atividades da Apta, calculados a partir de diferentes origens e aplicações, como recursos do governo do Estado, captação privada e investimentos de agências de fomento estadual e federais.

Os recursos estaduais somaram R$ 831,12 milhões no período. No ano passado, o governo paulista anunciou o maior investimento da história das unidades da Apta, um recurso de R$ 52 milhões, que permitiu a realização de 118 obras de modernização e entrega de 63 soluções tecnológicas em 2021 por parte do Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.

"No período analisado no Balanço Social, a Apta captou R$ 251,84 milhões da iniciativa privada que, somados aos R$ 37,72 milhões do Fundo Especial de Despesas, permitiram atender às demandas dos diferentes segmentos de produção do agronegócio paulista e brasileiro, a exemplo da realização de 1,7 milhões de análises laboratoriais e a oferta de 22 milhões de doses de imunobiológicos, 997 toneladas de sementes básicas e 1.493 bovinos reprodutores."

O acesso ao concorrido ambiente de fomento à pesquisa também constitui uma importante fonte de investimento para as atividades da Apta. No período foram captados R$ 105,30 milhões junto às fundações públicas de apoio à pesquisa. A principal fonte dessa origem de recursos foi a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com pouco mais de R$ 69 milhões destinados aos projetos de pesquisa sediados nos Institutos e Polos de pesquisa da Apta.

Fonte: Broascast Agro

23 março 2022

Secretaria de Agricultura de SP desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão rural sobre o uso da água no agro