Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Após vídeos de tubarão, animal é encontrado morto em Ubatuba

De acordo com especialista, é provável que o tubarão morto seja o mesmo que apareceu em filmagem nas redes sociais.

Após os últimos dois avistamentos de tubarão registrados em Ubatuba, um exemplar deste animal foi encontrado morto na praia de Ubatumirim. Foi na mesma praia que um tubarão apareceu para banhistas na última quinta-feira (20).

O corpo do animal estava na areia da orla e foi localizado por turistas na sexta-feira (21). O Instituto Argonauta esteve no local e realizou os trabalhos de identificação.

Tubarão-golfinho fêmea media mais de 2 metros

De acordo com o instituo, o animal era um tubarão-golfinho, conhecido também como tubarão-cavala. Tratava-se de uma fêmea adulta com 2,06 metros e 60 kg.

A espécie é de habitat oceânico e raramente nada próximo das praias do litoral Sudeste do Brasil. São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Tubarão encontrado morto pode ser o mesmo de outros vídeos

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, é possível que esse animal seja o mesmo avistado na praia Vermelha do Sul no dia 17 de janeiro deste ano.

“Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável”, explica Gallo.

Espécie é considerável vulnerável para extinção

No Brasil, as capturas são ocasionais, mas eventualmente alguns exemplares são capturados pela pesca de espinhel que ocorre na área oceânica do Sudeste e Sul. De acordo com a IUCN, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, a espécie tem um status de “Vulnerável”.

De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames.

O tubarão encontrado morto em Ubatuba pode ser o mesmo que apareceu em vídeos recentes registrados na cidade.

Após vídeos de tubarão, animal é encontrado morto em Ubatuba – Foto: divulgação/ Instituto Argonauta

Também, não foi constatada interação com pesca ou lixo. A necropsia foi executada pela equipe do Argonauta em conjunto com o oceanógrafo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.


Fonte: O Litoral

22 Janeiro 2022

https://olitoral.com/apos-videos-de-tubarao-animal-e-encontrado-morto-em-ubatuba/


Instituto Argonauta registra tubarão-golfinho encontrado morto em Ubatuba
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos