Esta receita do chef Marcelo Lyma faz parte do livro Pescado é Saúde, que contém informações para o aproveitamento integral do pescado. O objetivo é evitar o desperdício, fomentando a utilização de partes do pescado que são comumente jogadas fora.
A iniciativa foi idealizada a partir da parceria entre a Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP) e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água, 2 colheres de chá de sal e o peixe e cozinhe por 15 minutos. Escorra a água e reserve o peixe. Descasque, lave e pique o alho e a cebola.
Lave, retire a semente e pique os tomates e o pimentão em cubos pequenos e reserve. Lave e pique o coentro e a salsinha e reserve. Em um liquidificador, bata o leite de coco e o pão de forma e reserve.
Em uma panela, refogue no azeite de dendê, o alho, a cebola, o tomate, o pimentão e o peixe. Acrescente o molho de tomate e deixe apurar.
Apague o fogo, acrescente o creme de leite, a pimenta do reino, o restante do sal, o coentro, a salsinha, 50g do queijo parmesão e mexa bem. Despeje o conteúdo em um refratário, salpique o restante do queijo ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva quente.
Rendimento: 7 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Valor calórico da porção: 125 kcal
Peso da porção: 125g (3 unidades)
Fonte: Revista Globo Rural, 13 abril 2021 (https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/receitas/noticia/2021/04/aprenda-fazer-casquinha-de-peixe-aproveitando-partes-menos-nobres-do-pescado.html)