APTA realiza encontro sobre tecnologia de cultivo de panga e lambari

Com o objetivo de transmitir informações técnicas sobre como produzir os peixes pangasius e lambari, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) realiza em 28 de agosto o 1º Encontro sobre Tecnologia de Cultivo: Panga e Lambari, em Assis – SP. O evento é uma iniciativa da Unidade de Pesquisa de Desenvolvimento de Marília da APTA, em parceria com o Instituto de Pesca (IP) e o Polo Regional de Assis, órgãos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com Marildes Josefina Lemos Neto, pesquisadora da APTA e coordenadora do encontro, a ideia de promover o evento partiu da demanda de produtores da região interessados em cultivar essas duas espécies.

“Temos recebido muitas consultas sobre como produzir o lambari e também o panga. São duas espécies que apresentam uma produtividade excelente no Estado de São Paulo e que podem trazer retorno satisfatório para os piscicultores que buscam iniciar ou mesmo diversificar sua produção”, explica Marildes.

A programação do encontro está dividida em dois momentos: no período da manhã, a pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luciana T. Seki Dias, Martinho Colpani, piscicultor e presidente da Câmara Setorial do Pescado, e Gaetano Furno, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Panga (ABCPanga), abordarão questões relativas ao cultivo do panga.

Ainda no período da manhã, Luciana Lacerda, do Grupo Pão de Açúcar, fará uma apresentação sobre a qualidade do pescado no comércio varejista. Em seguida, um representante do Banco do Brasil apresentará as linhas de crédito e financiamentos disponíveis para os produtores.

O período da tarde está reservado para apresentação do pesquisador do Instituto de Pesca Fábio Rosa Sussel sobre o cultivo de lambari: requisitos mínimos necessários para a produção comercial da espécie, alternativas de comercialização e principais sistemas de produção.

Os interessados em participar do encontro devem inscrever-se até o dia 27 de agosto exclusivamente pelo site pescadomarilia.wixsite.com/website-9. São oferecidas 70 vagas, e o valor de investimento é de R$ 70,00.

Confira abaixo a programação completa:

8h – Inscrições

8h20 – Abertura

TEMA 1: PANGA

8h30 – Regulamentação da criação e o papel da ABCPanga BR no cultivo do panga – Profa. Dra. Luciana T. Seki Dias – UFSCar

9h – Mitos e verdades sobre o cultivo do panga – Martinho Colpani – Colpani Piscicultura

10h – Café

10h20 – Qualidade do pescado no comércio varejista – Luciana Lacerda Pereira Santos – Grupo Pão de Açúcar

10h50 – Linhas de crédito e financiamentos – Gerente do Banco do Brasil (nome a confirmar)

11h20 – Mesa Redonda – Mediador – Gaetano Furno – Presidente ABCPanga

12h – Almoço

TEMA 2: LAMBARI