Aquishow 2017 consolida-se o maior encontro de negócios e conhecimentos do país

Com muitas novidades na área da aquicultura, o maior encontro sobre piscicultura no país, a Aquishow 2017 da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) teve início na última terça-feira (30) com abertura oficial que reuniu muitas autoridades e representantes da cadeia produtiva. Com mais de 50 empresas expositoras de diversos estados do país, a Aquishow trouxe o que há de mais moderno e tecnológico na área da piscicultura.

Organizada pela Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, CIMDESPI - Consórcio formado pelas prefeituras dos municípios de Santa Clara D’Oeste, Santa Rita D’Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista, Rubinéia e Santa Fé do Sul, com a participação do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, CATI – EDR de Jales, da Apta-Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Instituto da Pesca, e patrocínio de diversos parceiros da iniciativa privada, o evento reuniu centenas de pessoas que puderam participar de seminários, com palestras e análises dos mais diversos temas ligados à atividade, abordando vários enfoques tecnológicos e suas inovações, onde simultaneamente aconteceu a feira com exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas do setor.

Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito Ademir Maschio, o secretário Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles, o deputado Federal Fausto Pinato, o deputado Estadual Itamar Borges, a presidente do CIMDESP Marilsa Fernandes, o presidente da comissão organizador e da Peixe SP, Emerson Esteves, o presidente da Câmara, vereador Marcelo, dentre outras importantes autoridades.

O prefeito Ademir Maschio disse que o evento superou as expectativas. “O evento dá continuidade àquilo que foi plantado desde 2009, quando idealizei e fui o primeiro presidente da Aquishow. Santa Fé está na região mais desenvolvida para criação de peixes em tanque rede do Estado. Este é nosso diferencial, temos um peixe de excelente qualidade”, concluiu.

O secretário do Estado de Meio Ambiente, Ricardo Salles destacou que o Governo do Estado tem trabalhado para desburocratizar e facilitar a vida do produtor, uma prova do reconhecimento e do valor econômico da cadeia produtiva dos pescados. “Todas as medidas voltadas para o setor da aquicultura estão contidas em recente decreto publicado em novembro de 2016, o qual foi construído em estreita parceira do Governo com o setor produtivo, pondo fim à anos de postergações”, disse Ricardo.

Marilsa Fernandes, pioneira no evento, disse num discurso emocionado o trabalho incansável do piscicultor. “O piscicultor é o povo que mais trabalha, não tem sábado, domingo e nem feriado, ele está lá na piscicultura todos os dias. Peço a todos uma salva de palmas a esses guerreiros”.

Após a abertura, as autoridades presentes visitaram uma piscicultura da cidade. Mais de 1.500 pessoas passaram pela Aquishow.

A quarta-feira (31) foi marcada pela presença do Secretário Estadual de Agricultura Arnaldo Jardim, que se reuniu com representantes do Cimdesp e a Peixe-SP. Jardim também palestrou na Aquishow e destacou a importância do evento para a união de forças que culminem no fortalecimento da piscicultura.

Os dois dias de feira foram marcados por importantes discussões como: “São Paulo: Preparando o amanhã para a aquicultura”, com o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo Arnaldo Jardim, “Cenários, tendências e estratégias para a consolidação da aquicultura no Brasil”, com o Ex-Ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin, um importante debate com o tema “Análises, diálogos e visões sobre espécies exóticas”, e etc. A finalização da Aquishow aconteceu com a visita técnica em pisciculturas da região.

Santa Fé recebeu investidores nacionais e internacionais do setor. A Feira fomentou o comércio local com lotação máxima nos hotéis, restaurantes, entre outros. O que demonstra a importância deste tipo de evento para o município.

Fonte: Portal Folha Regional, Jun/2017 (http://www.jfolharegional.com.br)

Vice-prefeito de Paulicéia participa do Aquishow 2017 para futuros projetos no município