Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes


AQUISHOW 2022 - Prêmio Personalidades da Aquicultura recebe últimas indicações
Ideia é premiar um casal de profissionais com histórico de contribuição ao desenvolvimento da aquicultura no Brasil. Podem participar pessoas que tenham desenvolvido trabalhos que fortaleçam o setor no país.

As indicações para o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino terminam nesta quinta-feira, 31. Os homenageados desta edição são a bióloga e o engenheiro de pesca que emprestam nome à atividade, ambos já falecidos.


A ideia é premiar um homem e uma mulher vivos com histórico de contribuição ao desenvolvimento da aquicultura no Brasil.


Podem participar pessoas que tenham desenvolvido trabalhos que fortaleçam o setor no país, com tempo suficiente para caracterizar sua dedicação, seu esforço e seus resultados diferenciados. Interessados  devem se inscrever gratuitamente ou indicar seus escolhidos, por meio de formulário on-line, no site da feira.


Os participantes serão submetidos à votação popular, em link a ser divulgado após o encerramento das inscrições. Será possível votar nos candidatos de 18 de abril a 30 de abril. Já para conhecer os premiados, será necessário aguardar a solenidade de abertura do evento, no dia 24 de maio.


- Assim como Aline e Geraldo fizeram, buscamos profissionais que façam a diferença para a aquicultura brasileira. Acreditamos que nossa singela homenagem possa incentivar ainda mais essas personalidades a seguirem com seus propósitos - afirma Marilsa Fernandes, uma das integrantes da comissão organizadora da Aquishow Brasil.


Quem foi Aline Brun

Aline Brun graduou-se em Ciências Biológicas, pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), em 2000. Foi presidente da Câmara Setorial da Piscicultura de Mato Grosso do Sul, conselheira na CNA (Comissão Nacional de Aquicultura) e consultora especialista em aquicultura na FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). 


Destacou-se no gerenciamento de projetos de transferência de tecnologia para a criação de peixes carnívoros e nos estudos do processo reprodutivo dos surubins. Também foi uma das criadoras do Projeto Pacu, reconhecido no Brasil e no mundo pelo pioneirismo na recria de peixes.


Quem foi Geraldo Bernardino

Geraldo Bernardino, conhecido como "Geraldão", formou-se em Engenharia de Pesca pela UFC (Universidade Federal do Ceará), em 1976, e, anos mais tarde, obteve o título de Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.


Atuou como pesquisador no CPP (Centro de Pesquisa do Pantanal) e como coordenador e diretor do CEPTA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática 

 

Continental). Foi secretário de Pesca em várias administrações do Amazonas e era considerado um dos maiores estudiosos da engenharia de pesca em água doce do mundo.


Aquishow Brasil        

A Aquishow Brasil chega à sua 11ª edição e será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP). Anteriormente, o evento era feito em Santa Fé do Sul (SP), mas, devido à expansão do setor e ao crescimento da própria Aquishow, a mudança de sede para uma cidade com mais infraestrutura foi necessária.


Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura nacional, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.


O público também poderá conferir 91 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra. São esperados cerca de 5 mil visitantes.


A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento ainda conta com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas.


 Serviço

1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura

Inscrições: Até 31 de março

Votação popular: De 18 a 30 de abril

Cerimônia de premiação: 24 de maio

Mais informações: https://aquishowbrasil.com.br/premio-personalidades/


Fonte: Piscishow & Avisuleite

30 de março 2022

https://piscishoweavisuleite.com.br/Publicacao.aspx?id=297319 


Workshop do Projeto de Pesquisa – SGP 2275, Programa de Rede Internacional Dinamarca-Brasil