AquiShow é lançada em Rio Preto

Atividades inéditas vão movimentar a feira de aquicultura, que será realizada de 24 a 27 de maio

A comissão organizadora da 11ª Aquishow Brasil acaba de lançar oficialmente o evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto (SP).

O lançamento ocorreu em cerimônia no Parque Tecnológico “Vanda Karina Simei Bolçone”, com a presença da imprensa local e de autoridades, como o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges; que assinaram convênios entre si e com a organização da Aquishow Brasil.

“Sabemos que o avanço da aquicultura em nossa região não ocorreu da noite para o dia. As conquistas de hoje, como a ampliação da Aquishow Brasil e sua chegada à Rio Preto, são frutos do comprometimento de muitos representantes dos setores público e privado, através de gerações”, destaca Araújo.

Dados do Anuário 2022 da PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), recém-divulgados, apontam que, em 2021, a produção de peixes de cultivo em território paulista foi de 81.640 toneladas. Grande parte dessa produção é proveniente do Noroeste Paulista, por meio de 256 unidades de piscicultura cadastradas na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Para Borges, a feira representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento econômico para os municípios do entorno e o próprio Estado. “Temos investido em parcerias para incentivar cada vez mais a produção e o consumo de pescados, em diferentes etapas da cadeia. Já evoluímos muito e devemos evoluir ainda mais, assumindo o posto de referência nacional”.

Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura do País, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.

Confira os registros do repórter fotográfico Leandro Gasparetti da AgroFest.

Fonte: AgroFest

07 março 2022