Bertioga sedia evento de combate a lixo no mar nesta quinta II

Workshop contará com presença de secretários municipais, que devem assinar a "Carta do Litoral Paulista de Combate ao Lixo no Mar"

O projeto Verão no Clima 2019 realiza sua primeira atividade em Bertioga. O  workshop Lixo no mar ocorrerá nesta quinta-feira, 6, às 8 horas, no auditório do Sesc Bertioga, localizado na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, no Jardim Rio da Praia.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o intuito é elaborar uma proposta conjunta de política de combate ao lixo marinho e áreas costeiras paulistas. ONGs e interessados no tema podem se inscrever gratuitamente no linkhttp://bit.ly/2QerchD.

Participarão do evento o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, e todos os secretários municipais do litoral, apresentando iniciativas municipais sobre a temática.

Pela manhã, na abertura do evento, estão previstos balanço da campanha Verão no Clima em 2018 e as perspectivas para 2019, além de falas de autoridades. Após pausa para almoço, acontecem as mesas redondas, debates e fóruns.

Além da apresentação da Carta do Litoral Paulista de Combate ao Lixo no Mar, cuja versão final será assinada no evento, com o compromisso de cooperar na elaboração das estratégias de construção dessa política, também será anunciado o convênio entre a USP e SMA para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

A mesa redonda intitulada Rumo a uma Política Estadual de Combate ao Lixo Marinho: Estratégias e Desafios reunirá exposições de profissionais do tema a nível internacional, nacional, estadual e municipal.

Em consonância com o Projeto Verão no Clima, haverá ainda a apresentação sobre a Plataforma de Dados sobre Lixo nas Áreas Costeiras Paulistas, proposta que pretende unificar uma metodologia de coleta e identificação do lixo marinho, já realizado por diversas iniciativas e ONGs em mutirões de limpeza, e que será testada durante os mutirões do Verão no Clima.

O objetivo dessa Plataforma será concentrar e sistematizar informações sobre os tipos de lixo encontrados de forma a fomentar políticas públicas específicas.

Durante o evento será lançado o Portal de Educação Ambiental do Sistema Ambiental Paulista. Com informações sobre políticas públicas de meio ambiente e atividades de educação ambiental, o portal conta com uma área interativa, onde o workshop será transmitido ao vivo. Os internautas contribuirão com perguntas que poderão ser respondidas pelos palestrantes. Para acessar o portal, visite o site da Secretaria do Meio Ambiente.

Verão na Clima

O projeto Verão no Clima foi criado pela SMA, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Fundação Florestal e da Polícia Militar Ambiental, em parceria com as prefeituras e entidades não governamentais (ONGs).

Em vista dos alarmantes níveis de poluição no mar e dos impactos gerados em sua biodiversidade, durante esta época do ano, são desenvolvidas diversas atividades como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas e tendas temáticas, com o objetivo de conscientizar turistas e população local sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

Alinhadas às diretrizes do projeto Verão no Clima e das Unidades de Conservação Marinhas, dão início a uma construção colaborativa de subsídios para a formulação de política de combate ao lixo marinho no Estado de São Paulo.

Esta iniciativa também conta com a participação conjunta de prefeituras, Institutos de Pesquisa, setor privado, comunidades pesqueiras e agentes que atuam em movimentos de limpeza de resíduos no mar, de forma a reunir conhecimentos e experiências que contribuam no diagnóstico destes impactos e num plano de ação para todo o litoral paulista.

Confira a programação completa:

8h às 9h - Recepção / Credenciamento / Café de boas vindas

9h às 10h - Abertura: Verão no Clima: Balanço 2018 e Perspectivas 2019 (Maria de Lourdes Rocha Freire)

10h às 11h00 - Fala das Autoridades (autoridades presentes)

11h às 12h - Fala do Secretário Eduardo Trani/ Assinatura da Carta/ Assinatura de Convênio CPLA/USP

12h às 13h - Almoço no local

13h - Mesa Redonda: Rumo a uma Política Estadual de Combate ao Lixo Marinho: Estratégias e Desafios

13h às 13h20 - Esforços Internacionais para o Combate ao Lixo no Mar (Cetesb/ Eng. Lady Meneses)

13h20 às 13h40 - Esfera Nacional: Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (IOUSP/Prof. Alexander Turra)

13h40 às 14h - Esfera Estadual: Iniciativas do Estado de São Paulo - Instituto de Pesca do Estado de São Paulo / fundação Florestal (Luiz Miguel Casarini)

14h às 14h20 - Iniciativas Municipais – Fórum dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral Paulista (Erick Willy Weissenberg Batista- Cananéia)

14h20 às 14h40 - Setor Privado: Fórum Setorial dos Plásticos - Plastivida (Miguel Bahiense)