Bolsistas dos Institutos de Pesquisa da APTA recebem o Prêmio "Futuro Cientista" do CIIC 2021

O 15º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2021 anuncia os ganhadores do Prêmio "Futuro Cientista", bolsistas dos programas institucionais de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nas várias áreas do conhecimento agropecuário. O congresso ocorreu de forma on-line em 1 e 2 de setembro, coordenado pelo Instituto de Zootecnia (IZ), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e os trabalhos foram analisados por comissões avaliadoras externas e de cada instituição participante.

Ao todo foram expostos 122 pôsteres e 44 apresentações orais de 181 estudantes de graduação que desenvolveram projetos em Institutos de Pesquisa da APTA – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) – e nas unidades da Embrapa Informática Agropecuária, Meio Ambiente e Territorial. Do IZ participaram 11 bolsistas, do IAC 50, do Ital 25, do IB 38 e do IP 11. Já das unidades da Embrapa foram 43.

"A presença dos bolsistas nessas instituições permite uma troca constante e produtiva de conhecimentos e experiências entre todos os envolvidos nos projetos, mestrandos, doutorandos, campeiros, técnicos de laboratórios, e orientadores", destaca a pesquisadora do IZ Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, presidente do Comitê de Iniciação Científica do Instituto e presidente da Comissão Organizadora do CIIC 2021.

A bolsa de iniciação científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951, para despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados, e atualmente, com os conhecimentos adquiridos nos programas de iniciação à ciência, os jovens podem vislumbrar uma carreira no meio acadêmico ou no setor produtivo.

Maria Eugênia enfatiza que o mundo anseia por tecnologias para atender à grande demanda da humanidade por alimentos e diminuir o impacto ambiental e ainda preservar o meio ambiente. "Tenho certeza que vocês jovens cientistas farão a diferença. Não existe outro caminho a não ser a aplicação de tecnologias advindas da pesquisa científica para aumentar a produtividade da agricultura e pecuária, e da indústria de alimentos, e diminuir as perdas e desperdícios e a pegada de carbono deste setor. "

A presidente da Comissão Organizadora avalia que o 15º CIIC alcançou seu objetivo, principalmente devido à participação de cinco Institutos da APTA. Participaram da abertura do congresso o coordenador da APTA, Sergio Luiz dos Santos Tutui, e os diretores dos Institutos Enilson Geraldo Ribeiro (IZ), Marcos Guimarães de Andrade Landell (IAC), Ana Eugenia de Carvalho Campos (IB), Gisele Anne Camargo (vice do ITAL) e Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva (IP), além dos chefes da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá (Informática Agropecuária), Marcelo Augusto Boechat Morandi (Meio Ambiente) e Lucíola Alves Magalhães (Territorial).

Além das apresentações dos bolsistas, o CIIC contou com palestras. O chefe da Embrapa Informática Agropecuária, Stanley R. de Medeiros Oliveira, doutor em Ciência da Computação, abordou competências valorizadas pela indústria e academia. Já o sócio fundador do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), Gilson Volpato, falou sobre a importância da fala e da escrita na vida acadêmica e profissional.

O conteúdo do CIIC 2021 pode ser conferido no canal da Fundepag no YouTube https://bit.ly/15CIIC2021 online e os trabalhos premiados estão disponíveis no site do Congresso https://bit.ly/15CIIC2021 . O evento teve apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e do IGVEC.

Fonte: AviSite
14 Setembro 2021

Trutas podem gerar descendentes mais adaptados às mudanças climáticas
A manutenção das trutas em águas mais quentes que o habitual foi o suficiente para tornar os machos adultos funcionalmente estéreis