Concurso Apta - SP: Edital e inscrições

Uma informação publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo deixou concurseiros motivados e na expectativa. O governador do respectivo estado autorizou a realização do concurso Apta – SP para pesquisador científico I. De acordo com o despacho e informações do órgão serão providas 33 vagas através do concurso. O edital já está em fase de elaboração e em breve será divulgado.

Em 07 de novembro de 2017 foi lançado o edital deste mesmo concurso em que objetivava a contratação de pesquisador científico. Todavia, em 13 de março de 2018 o concurso foi revogado e as taxas de inscrição já pagas devolvidas. Deste modo, havia uma expectativa para o relançamento do concurso Apta – SP que acabou obtendo o aval do governo do estado.

Cargo de Pesquisador Científico I Concurso Apta – SP

A função de Pesquisador Científico I tem como atribuições atuar em pesquisa e desenvolvimento de inovações para as cadeias de produção vegetal de interesse regional, realizando pesquisa fitotécnica relacionada ao manejo de solo, calagem, nutrição e adubação, semeadura e plantio, sucessão, rotação, consorciação de culturas e adubação verde; investigar sistemas de produção vegetal, visando a maior produtividade do uso de insumos e fatores; realizar estudos de propagação vegetal, produção de sementes e condução de sementeiras, viveiros e pomares, controle de ervas daninhas, pragas e doenças; desenvolver métodos e épocas de colheita, manuseio e preparo de produtos para beneficiamento, industrialização, embalagem e conservação; emitir laudos e pareceres de análises de projetos e serviços tecnológicos relacionados à produção vegetal ou análises laboratoriais, realizadas nas unidades para as quais tenha sido indicado responsável técnico nos termos do exercício da legislação profissional compatível; prestar serviços especializados e atuar na produção de insumos estratégicos relativos à missão institucional e apoiar atividades de transferência do conhecimento constante na atribuição profissional.

O vencimento inicial é de R$ 4.173,85 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais. É importante frisar que esta função exige formação nível superior em qualquer uma das seguintes áreas: Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia de Pesca, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Biomedicina, Biologia, Química, Farmácia, Economia ou Estatística.

Sobre a Instituição deste Concurso Apta – SP

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem a missão de coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio. Sua estrutura compreende o Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto de Zootecnia (IZ), além dos 14 Polos Regionais distribuídos estrategicamente no Estado de São Paulo e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).

Etapas último Concurso Apta – SP

No edital impugnado de 2017 eram previstas três etapas distintas para avaliação dos candidatos. A primeira etapa era realização de prova escrita dissertativa e na segunda etapa prova oral. Por fim, estava prevista a avaliação de títulos apresentados pelos candidatos.

A expectativa é de que o novo edital siga os mesmos parâmetros deste lançado em 2017. O concurso Apta – SP na prova escrita constaria de duas partes: uma sobre conhecimentos básicos no campo da agricultura, zootecnia e alimentos (Parte A) e uma sobre conhecimentos específicos de acordo com a Área de Especialização escolhida pelo candidato (Parte B), e que versariam sobre o conteúdo programático correspondente.

De acordo com o último edital, portanto, será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos na prova escrita e 70 pontos na média final das provas escrita e oral.

Fonte: Concursos no Brasil. Jul/2018 (https://www.concursosnobrasil.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui

Pesca da tainha cria polêmica