Coopermota e Apta realizam encontro sobre tecnologia de cultivo de Panga e Lambari
No próximo dia 28, acontece na Apta Médio Paranapanema, Encontro sobre Tecnologia de Cultivo: Panga e Lambari. A iniciativa é apoiada pela Coopermota e liderada pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Marília, em parceria com o Polo Regional Médio Paranapanema e Instituto de Pesca.

No próximo dia 28, acontece na Apta Médio Paranapanema, Encontro sobre Tecnologia de Cultivo: Panga e Lambari. A iniciativa é apoiada pela Coopermota e liderada pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Marília, em parceria com o Polo Regional Médio Paranapanema e Instituto de Pesca, visa trazer subsídios técnicos sobre a atuação neste segmento da piscicultura, já que se tratam de espécies exóticas e com potencial de crescimento, conforme afirmam seus organizadores.

Entre as abordagens sobre as duas espécies que serão tratadas no encontro estão as características de cada cultura e o auxílio para a tomada de decisão quanto à adesão a deste cultivo, informações sobre recursos naturais da região, questões financeiras e aspectos comerciais, tanto do Panga quanto do Lambari.

“Hoje a piscicultura, na região sudeste, tem a Tilápia como seu principal produto. Contudo, o mercado consumidor está aberto a outras espécies (nativas ou exóticas) de boa qualidade, e os piscicultores buscam as que já possuam o pacote tecnológico para sua criação. Assim, saberão planejar com segurança, para depois se dedicar com afinco a uma nova empreitada na piscicultura, caso esta se apresente promissora à situação específica”, destacam seus organizadores em material de divulgação.

Para participar é preciso realizar a inscrição até o próximo dia 27, já que não haverá inscrições no local. Serão 70 vagas ao custo de R$ 100, compreendida pelo custo da inscrição propriamente dita, além de dois coffees breaks, um almoço e certificado. Para se inscrever é preciso acessar o link http://pescadomarilia.wixsite.com/website-9/inscricao.

A programação do evento

O encontro será iniciado às 8h, com confirmação das inscrições e abertura oficial das atividades.

Tema 1 – Panga
– 8h30: Regulamentação da criação e o papel da ABCPanga BR no cultivo do panga – Profª Drª Luciana T. Seki Dias – UFSCar
– 9h: Mitos e verdades sobre o cultivo do Panga, Martinho Colpani, Colpani Piscicultura
– 10h: Café