Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Estado de SP seca rio para encher tanques do Instituto de Pesca

Captação da água na represa, ocorrida dentro de uma estação ecológica, fez sumir a Cachoeira do Ipa, atração turística de São José do Rio Preto

 

SOROCABA - Para encher os tanques do Instituto de Pesca, que será inaugurado nesta quinta-feira, 30, o governo estadual desviou água e secou o Córrego do Morais, afluente do rio que abastece parte de São José do Rio Preto, no interior paulista. A captação da água na represa, ocorrida dentro de uma estação ecológica (unidade de proteção integral do Estado), fez sumir a Cachoeira do Ipa, atração turística. Para ambientalistas, a seca também prejudica a fauna.

O Instituto de Pesca, órgão do Estado, disse que interrompeu a captação de água nesta quarta-feira, 29, após constatar o problema. A medida, afirma, foi autorizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para abastecer os viveiros do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Continental. 

A outorga para captação foi de 110 m³ por hora. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também autorizou a derivação da água por meio de uma adutora que foi construída para abastecer os viveiros. O projeto, diz o órgão, contempla retorno de 100 m³ de água à bacia e a captação não excedeu o limite.

 

Fonte: Jornal Estadão, Mar/2017 (http://sao-paulo.estadao.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui

Vem aí a oitava edição do Aquishow, em Maio de 2017