Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Estreia do Workshop "Mexilhão dourado: uma ameaça ao ambiente e à sociedade"

O mexilhão dourado é a espécie invasora de maior impacto nos rios brasileiros. O crescimento excessivo do molusco afeta não só nossas espécies nativas, mas também as comunidades que vivem nessas regiões e muitas vezes dependem de atividades econômicas relacionadas aos próprios rios. Realizaremos um workshop explorando mais profundamente os impactos ambientais e sociais desse bioinvasor, assim como os impactos positivos esperados com um controle eficiente das populações do mexilhão.

Palestrantes:
Humberto Fortunato, HUBZ - Impacto ecológico do mexilhão dourado sobre a comunidade bentônica
Dayse Pastore, HUBZ / CEFET - Simulação matemática de ocupação espacial de mexilhões sobre estruturas construídas
Daniel Rosa, UFOP / CBEIH - Bioinvasão e sua influência sobre a ictiofauna nativa
Daercy Ayroza, Instituto de Pesca / SP - Efeitos socioambientais do mexilhão dourado na aquicultura
João Gabriel Ferreira, Bio Bureau / UFRJ - O genoma do mexilhão dourado e suas aplicações para o controle biotecnológico da espécie
Murilo Guimarães, Bio Bureau / UFRJ - Variações na razão sexual no mexilhão dourado e em outros bivalves invasores: uma meta-análise

Patrocinado pelo projeto de P&D ANEEL: Controle da infestação do mexilhão dourado por indução genética de infertilidade.

O evento poderá ser assistido ao vivo no dia 19 de março, às 15h, no canal da hubz no YouTube: hubz - Gestão, Negócios e Inovação, acesse o link clicando aqui.

 

Fonte: Canal hubz - Gestão, Negócios e Inovação, Youtube Brasil, 09 março 2021 (https://www.youtube.com/watch?v=v4zLCX33jQo)

SP: aquicultores devem preencher Relatório Anual de Produção
Cessionários de águas da União devem cumprir exigência até 31 de março