Evento no IAC comemora os 130 anos da Secretaria Estadual de Agricultura
Prefeito Dário Saadi participou da celebração em que foram assinados convênios, entregues novos laboratórios e tecnologias.

Os 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foram comemorados em Campinas nesta terça-feira, dia 30 de novembro, em uma cerimônia no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Como parte da celebração, houve assinatura de convênios e decretos, servidores foram homenageados e novos laboratórios e tecnologias para o cultivo de feijão e de mandioca foram entregues

A celebração teve a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. O prefeito de Campinas, Dário Saadi recebeu o vice-governador. Deputados, presidentes de institutos, diretores, pesquisadores e antigos servidores da pasta também participaram.

Para o vice-governador, a pandemia de Covid-19 trouxe muitos aprendizados, entre eles a importância de acreditar na ciência e investir em pesquisa. Garcia disse que é preciso olhar para o futuro com os ensinos do passado, lembrou os desafios a serem enfrentados pela Secretaria como a questão de recursos humanos para a pesquisa e destacou o que o governo tem trazido para o setor. “Temos feito investimentos históricos na Secretaria, mais de R$ 1 bilhão de orçamento adicional para a Agricultura dedicado a programas de investimento e apoio ao produtor rural”, contou.

O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, frisou a importância da participação de cada uma das pessoas que passaram pelo Instituto. “O nosso reconhecimento a todos que nos ajudaram a chegar até este momento. O desenvolvimento do agronegócio brasileiro começou por São Paulo com a criação do IAC há 134 anos e depois com a Secretaria de Agricultura”, disse.

Campinas também tem sido beneficiada diretamente com a presença dos Institutos Paulistas de Pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura, segundo o prefeito Dário Saadi. O IAC simboliza essa história junto com Campinas. “O que se fez de pesquisa na Secretaria e nos Institutos foi o que desenvolveu a agricultura de todo o Brasil. As ações assinadas aqui hoje vão construir o futuro da Secretaria e o desafio agora é investir em pesquisa e garantir qualidade de trabalho aos pesquisadores”, ressaltou.

Assinaturas

Entre as assinaturas do dia foram oficializados o novo Decreto de Inspeção do SISP (Serviço De Inspeção de Produtos de Origem Animal); convênio com a Associação de Criadores de Zebu para Programa Pró-Genética; protocolo de intenções com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira para Pesquisa com Cacau); e lançamento do Portal de Valor da Produção Agropecuária do Instituto de Economia Agrícola.

Foram entregues novos tipos (cultivares) de feijão e mandioca e ração sustentável para agricultura, além de serem descerradas as placas dos seguintes laboratórios: Laboratório de Aves e Ovos, do Instituto de Zootecnia; de Experimentação de Sanidade de Peixes, do Instituto de Pesca; Planta-Piloto de Processamento Térmico, do Instituto de Tecnologia de Alimentos; e reforma do Laboratório de Doenças de Suínos “Washington Sugay”, do Instituto Biológico.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

30 Novembro 2021