Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Fazendas marinhas podem gerar até 8 mil empregos no Litoral

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento identificou 2.230 hectares aptos para implantação de fazendas marinhas no Litoral Norte. A área é equivalente à de 2.230 campos de futebol e está distribuída em 44 locais diferentes. A ideia é fomentar a produção de algas da espécie Kappaphycus alvarezii. Estudos liderados pelo Instituto de Pesca com participação da USP, Unicamp e Unesp concluíram que as fazendas podem gerar oito mil empregos e injetar R$ 64,3 milhões/ano na economia das quatro cidades do Litoral Norte.

Introduzida no Estado em 1995, a Kappaphycus alvarezii pode ser transformada em biofertilizante e bioplástico, além de servir como matéria-prima às indústrias de cosméticos e medicamentos. O vegetal também demonstrou potencial para extração de bioetanol. Na alimentação, a alga vira farinha e ingrediente das carnes mecanicamente separadas de peixes.

A expansão da algicultura vem sendo monitorada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que considerada a produção de algas uma importante atividade econômica, capaz de atender à crescente demanda por proteína barata e sustentável, sem a necessidade de abertura de novas fronteiras agrícolas.

Em termos ambientais, as áreas com potencial para o cultivo identificadas pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento podem absorver 15.739 toneladas/ano de gás carbônico da atmosfera, aliando atividade econômica e respeito a parâmetros oceanográficos. Os responsáveis pelos estudos acreditam que a produção deve ganhar impulso nos próximos meses com a publicação do Plano Gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte.

 

Fonte: Gazeta de São Paulo, Abril/2020 (www.gazetasp.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui.


Conheça as espécies de pescado com maior produção e captura em São Paulo
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos