Em sua terceira edição, feira Asian & Seafood Show, de 1 a 3 de outubro, estimula os negócios do setor e oferece programação técnica para desenvolvimento dos profissionais que atuam na área
Quando começou a estudar o mercado em 2013 para a criação de uma feira de negócios de gastronomia asiática, a Francal Feiras levantou, junto a entidades do setor, a existência de 700 a 1.500 restaurantes japoneses em todo o País. Com a realização de uma pesquisa de campo e depois de duas edições da feira Asian & Seafood Show, em 2015 e 2016 – a terceira acontece neste ano, de 1 a 3 de outubro – a promotora conclui que se trata de um mercado muito maior.
Resultados ainda estimados apontam para a existência de pelo menos 3.000 estabelecimentos de comida oriental na Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e restaurantes que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio.
O volume médio de clientes atendidos por dia nestes estabelecimentos e o tíquete médio de R$ 80 por pessoa projetam um faturamento total de R$ 36 milhões por dia - ou R$ 13,4 bilhões por ano - somente na região. Em nível nacional, a estimativa é que a gastronomia asiática movimente em torno de R$ 19 bilhões anuais.
Pescados
Em 2015, o Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de pescado, entre captura e aquicultura continental e marinha. O consumo no País é de 10,5 kg/habitante/ano, pouco abaixo dos 12 kg recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mas ainda muito longe da faixa de 30 a 60 kg per capita de países como China, Japão, Filipinas e leste asiático, França, península Ibérica e Escandinávia.
Apesar da grande extensão litorânea e da abundância de água doce, o Brasil importa a maior parte do peixe consumido internamente. Entre julho de 2015 e junho de 2016, entraram no País 347 mil toneladas de pescado, contra uma exportação de 39,6 mil toneladas.
A Asian & Seafood Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática foi criada pela Francal Feiras para atender a estas novas necessidades e incrementar o crescimento da indústria de pescados no País.
A área de exposição estimula os negócios entre fornecedores – pescados e frutos do mar, ingredientes (alimentos, temperos e condimentos), embalagens, equipamentos, acessórios, uniformes e decoração – e compradores nacionais e internacionais de restaurantes, buffets, lojas, supermercados, atacadistas, distribuidores, hotéis, pousadas e spas
A feira é visitada também por um grande número de profissionais de gastronomia, chefs de cozinha, sushimen e nutricionistas, escolas e estudantes de gastronomia, e pelo público em geral.
Novidades
Um dos destaques na feira fica por conta do Wagyu. O governo brasileiro autorizou, em julho deste ano, a importação do Wagyu Beef vindo do Japão. O Wagyu é considerado a carne mais saborosa e mais cara do mundo e faz parte da alta gastronomia japonesa.
Conteúdo
A Asian & Seafood Show oferece uma ampla programação técnica para colaborar com a formação dos profissionais que atuam neste segmento e estimular o desenvolvimento da indústria do pescado.
Durante a feira, o Instituto da Pesca, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove o workshop Aquicultura Continental e Marinha – Caminhos para o Consumo Responsável, evento destinado a chefs de cozinhas, donos de restaurantes, aquicultores, investidores e demais interessados.
O workshop vai reunir especialistas para traçar um panorama atual da aquicultura em São Paulo – tanto a continental quanto a marinha – e apresentar os produtos que estão disponíveis para o mercado gastronômico (inscrições pelo site www.cursosfundag.com.br/cursos/presenciais/workshop-aquicultura).
A programação inclui ainda o Curso de Sushi Skills ministrado pelo diretor-geral da AJSA Sushi Skills Institute, chef Hirotoshi Ogawa, que vem do Japão especialmente para certificar novos sushimen no Brasil, e as Oficinas de Gastronomia Asiática, conjunto de aulas-show gratuitas com renomados chefs - entre eles, Shin Koike (embaixador da Culinária Japonesa no Brasil), Eiji Tomimatsu, Telma Shimizu Shiraishi, Edson Yamashita e Marisa Tiemi e muitos outros.
Sobre a Francal Feiras
Sobre Nestlé® Professional®
ASIAN & SEAFOOD SHOW 2017 – 3ª FEIRA DE PESCADOS E GASTRONOMIA ASIÁTICA
Data: 1 a 3 de outubro de 2017 (domingo a terça-feira)
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Copa Brasil Best Sushiman
Patrocínio Máster: CERMAQ
Copatrocínio: Ajinomoto Food Service, Comitê Umami, JFC Brasil e Kikkoman
Apoio: Sushi Skills Brazil e Quickly Travel
Asian & Seafood Show
Patrocínio: Nestlé Professional / Nestlé CHEF / Nestlé Docello
Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão
Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; e ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
Apoio Institucional: ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa; ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios; Instituto de Pesca; SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo
Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.asianseafoodshow.com.br
Facebook: AsianJapanFoodShow
Twitter: @feiraasianfood
Google +: Asian & Japan Food Show
FEIRA DE NEGÓCIOS, ABERTA AO PÚBLICO, COM ENTRADA GRATUITA