O Instituto de Pesca de São Paulo (IP-APTA), apresentou ao setor produtivo uma nova ração sustentável para peixes que permite a substituição total da farinha de peixe (FP) para alimentação da truta arco-íris, utilizando insumos sustentáveis e subprodutos da indústria animal.
O novo produto foi desenvolvido em parceria com uma empresa privada.
De acordo com a pesquisadora do Instituto de Pesca, Neuza Takahashi, a nova tecnologia trará impacto para toda a indústria mundial de salmão, peixes nativos e peixes marinhos.
“A criação de peixes carnívoros depende de ração a base de farinha de peixe, na qual 5 kg de peixes marinhos capturados são usados para produzir 1 kg de peixe cultivado. Tal impacto sobre a natureza não é mais tolerado. Os consumidores exigem uma ração com insumos não extrativista, como essa que desenvolvemos”, afirma.
Para o desenvolvimento do novo ingrediente, foram utilizados os subprodutos da indústria de processamento de aves, fontes proteicas renováveis de qualidade e rastreáveis.
“A aquicultura do futuro tem que ser sustentável econômica e ambientalmente, portanto, além do uso de fontes proteicas alternativas de qualidade a busca por ração comercial ZERO-FP é a forma de preservar os recursos marinhos limitantes e garantir o crescimento da indústria aquícola”, afirma Neuza.
Fonte: SBA
03 Dezembro 2021