Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Instituto de Pesca organiza evento que discutirá estratégias para inclusão do pescado na alimentação escolar
Instituto de Pesca organiza evento que discutirá estratégias para inclusão do pescado na alimentação escolar

Na semana do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza workshop on-line gratuito que discutirá estratégias para a inclusão do pescado na alimentação escolar. O “V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar - Alianças e estratégias para a inclusão do pescado na AE no Estado de São Paulo” ocorrerá de 13 a 14 de outubro, a partir das 9h, e será transmitido no Canal de Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Clique aqui para participar.

De acordo com a pesquisadora do IP e organizadora do evento, Erika Fabiane Furlan, o objetivo é debater o assunto da inclusão do pescado na alimentação escolar com os diferentes atores participantes neste processo e, a partir de uma visão mais afinada do corpo técnico e das diferentes representações, que se reunirão após o evento aberto ao público para fazer uma avaliação transdisciplinar e uma proposição de ações e/ou estudos mais assertivos, visando maximizar a inserção deste rico alimento no cardápio dos estudantes do estado de São Paulo. O público-alvo são nutricionistas, técnicos agrícolas, aquicultores, estudantes, governo e demais interessados em fomentar a alimentação saudável, além do pequeno produtor rural.

Desde 2009 a equipe da Unidade Laboratorial e Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca tem atuado nesta temática, em ações pontuais – como agente executor de Política Pública de segurança alimentar –, participando em eventos nacionais e internacionais, promovendo debates regionais e, ainda, por meio de trabalhos em rede.

Os trabalhos da equipe já renderam três premiações: o 1º lugar do prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e Desnutrição em 2012 e 2016 e o 2º lugar no concurso Inovação Aquícola, realizado junto à 10ª edição da Aquishow Brasil, o maior evento da piscicultura nacional, em 2019. Este último prêmio na categoria Políticas Institucionais foi para o trabalho “O papel da instituição de pesquisa na efetivação de política pública aplicada à inclusão do pescado na alimentação escolar”, que relata a experiência da equipe com o município de Itanhaém (SP) e a importância do trabalho em rede para o sucesso dos empreendimentos.

O pescado é um alimento altamente nutritivo por ser rico em proteína de alto valor biológico, ácidos graxos polinsaturados (especialmente ômega-3), vitaminas (A, D, K, E), sais minerais como o cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro e zinco. Segundo Rubia Tomita, pesquisadora do IP, ele tem papel fundamental na segurança alimentar e nutricional, especialmente quando se fala em crianças e jovens. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2014, indicavam que 42 milhões de crianças - menores de 18 anos - apresentavam sobrepeso no mundo, das quais 31 milhões se encontravam nos países em desenvolvimento. As previsões atuais são de aumento, onde o consumo de guloseimas, batatas fritas, refrigerantes, alimentos com alto teor de açúcares e gordura contribuem para elevar o risco do sobrepeso e da obesidade, dentre outras enfermidades. 

"Na realidade vivemos um desafio duplo, o sobrepeso infanto-juvenil de um lado e o déficit nutricional do outro. Por isso, promover a introdução do pescado na Alimentação Escolar é uma ação muito importante para a Segurança Alimentar e Nutricional e para promover a saúde no Estado de São Paulo, especialmente nestes tempos de pandemia, onde estar em dia com a saúde pode colaborar muito para o enfrentamento da Covid-19", afirma Rubia.

Para discutir essas temáticas, o workshop contará com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, como representantes da FAO, Secretaria Estadual de Educação, Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS-CATI), Embrapa Pesca e Aquicultura, PeixeSP, INFOPESCA/Uruguai, COMSEA/Santos, além da Karam´s Mar Indústria e Comércio de Pescados.

SERVIÇO:

V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar - Alianças e estratégias para a inclusão do pescado na AE no Estado de São Paulo

Data: 13 e 14 de outubro

Horário: a partir das 9h

Transmissão: https://www.youtube.com/c/agriculturasp

Programação

13/10/2021 – quarta-feira

9h – 9h40 – ABERTURA

9h40 – 9h55 – La alimentación escolar y el pescado, una grande oportunidade

Jogeir Toppe – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura /FAO

9h55 – 10h10 – O papel da instituição de pesquisa na efetivação de política pública aplicada à inclusão do pescado na alimentação escolar

Érika Fabiane Furlan – Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

10h10 – 10h25 – Perspectivas e Oportunidades da AE como mercado para a indústria de pescado

Fabio Karam – Karam´s Mar Ind. e Com. de Pescados

10h25 -10h40 – Intervalo     

10h40 -10h55 – O Pescado da Aquicultura para a Alimentação Escolar: Perspectivas e Oportunidades

Emerson Esteves – PeixeSP

10h55 – 11h10 – O papel da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como impulsor da Agricultura Familiar

Priscila Gutul Galdino – Secretaria Estadual de Educação/SP

11h10 -12h10 – MESA REDONDA

Mediadora: Milene Gonçalves Massaro Raimundo - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios-CODEAGRO/SAA-SP. 

 

14/10/2021 – quinta-feira

9h – 9h15 – Mercado Digital – Conecta produtores e compradores através de uma plataforma on-line

Michel Martins – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO/SAA-SP

9h15 – 9h30 – Inclusión del pescado em la AE – Algunos cases en Latino America

Graciela Pereira - INFOPESCA/Uruguai

9h30 – 9h45 – Inserção do pescado na AE – Apresentação de case de sucesso no Brasil

Diego Neves de Sousa - Embrapa Pesca e Aquicultura

9h45 – 10h – Intervalo          

10h – 10h15 – A AE como propulsor da aquicultura de pequenos e médios produtores 

Clovis Inocente Filho - CATI/CDRS-SAA/SP

10h15 -10h30 – A experiência da inclusão do pescado na AE no município de Santos-SP.

Sofia Barbosa - Prefeitura Municipal de Santos e CONSEA/Santos

10h30 -11h30 – MESA REDONDA

Mediadora: Rubia Yuri Tomita - Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

11h30 – 12h30 – Debate - Subsídios para o Plano de Ação - “Estratégias para a inclusão do Pescado na AE no Estado de São Paulo”


Fonte: Consea

07 de Outubro

https://www.consea.sp.gov.br/noticias/555/instituto-de-pesca-organiza-evento-que-discutira-estrategias-para-inclusao-do-pescado-na-alimentacao-escolar


Defeso da piracema tem início em 1º de novembro em SP
Estoque de pescado deve ser informado
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos