Na semana do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza workshop on-line gratuito que discutirá estratégias para a inclusão do pescado na alimentação escolar. O “V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar - Alianças e estratégias para a inclusão do pescado na AE no Estado de São Paulo” ocorrerá de 13 a 14 de outubro, a partir das 9h, e será transmitido no Canal de Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Clique aqui para participar.
De acordo com a pesquisadora do IP e organizadora do evento, Erika Fabiane Furlan, o objetivo é debater o assunto da inclusão do pescado na alimentação escolar com os diferentes atores participantes neste processo e, a partir de uma visão mais afinada do corpo técnico e das diferentes representações, que se reunirão após o evento aberto ao público para fazer uma avaliação transdisciplinar e uma proposição de ações e/ou estudos mais assertivos, visando maximizar a inserção deste rico alimento no cardápio dos estudantes do estado de São Paulo. O público-alvo são nutricionistas, técnicos agrícolas, aquicultores, estudantes, governo e demais interessados em fomentar a alimentação saudável, além do pequeno produtor rural.
Desde 2009 a equipe da Unidade Laboratorial e Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca tem atuado nesta temática, em ações pontuais – como agente executor de Política Pública de segurança alimentar –, participando em eventos nacionais e internacionais, promovendo debates regionais e, ainda, por meio de trabalhos em rede.
Os trabalhos da equipe já renderam três premiações: o 1º lugar do prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e Desnutrição em 2012 e 2016 e o 2º lugar no concurso Inovação Aquícola, realizado junto à 10ª edição da Aquishow Brasil, o maior evento da piscicultura nacional, em 2019. Este último prêmio na categoria Políticas Institucionais foi para o trabalho “O papel da instituição de pesquisa na efetivação de política pública aplicada à inclusão do pescado na alimentação escolar”, que relata a experiência da equipe com o município de Itanhaém (SP) e a importância do trabalho em rede para o sucesso dos empreendimentos.
O pescado é um alimento altamente nutritivo por ser rico em proteína de alto valor biológico, ácidos graxos polinsaturados (especialmente ômega-3), vitaminas (A, D, K, E), sais minerais como o cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro e zinco. Segundo Rubia Tomita, pesquisadora do IP, ele tem papel fundamental na segurança alimentar e nutricional, especialmente quando se fala em crianças e jovens.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2014, indicavam que 42 milhões de crianças - menores de 18 anos - apresentavam sobrepeso no mundo, das quais 31 milhões se encontravam nos países em desenvolvimento. As previsões atuais são de aumento, onde o consumo de guloseimas, batatas fritas, refrigerantes, alimentos com alto teor de açúcares e gordura contribuem para elevar o risco do sobrepeso e da obesidade, dentre outras enfermidades.
"Na realidade vivemos um desafio duplo, o sobrepeso infanto-juvenil de um lado e o déficit nutricional do outro. Por isso, promover a introdução do pescado na Alimentação Escolar é uma ação muito importante para a Segurança Alimentar e Nutricional e para promover a saúde no Estado de São Paulo, especialmente nestes tempos de pandemia, onde estar em dia com a saúde pode colaborar muito para o enfrentamento da Covid-19", afirma Rubia.
Para discutir essas temáticas, o workshop contará com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, como representantes da FAO, Secretaria Estadual de Educação, Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS-CATI), Embrapa Pesca e Aquicultura, PeixeSP, INFOPESCA/Uruguai, COMSEA/Santos, além da Karam´s Mar Indústria e Comércio de Pescados.
SERVIÇO:
V Workshop sobre Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar - Alianças e estratégias para a inclusão do pescado na AE no Estado de São Paulo
Data: 13 e 14 de outubro
Horário: a partir das 9h
Transmissão: https://www.youtube.com/c/agriculturasp
Programação
13/10/2021 – quarta-feira
9h – 9h40 – ABERTURA
9h40 – 9h55 – La alimentación escolar y el pescado, una grande oportunidade
Jogeir Toppe – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura /FAO
9h55 – 10h10 – O papel da instituição de pesquisa na efetivação de política pública aplicada à inclusão do pescado na alimentação escolar
Érika Fabiane Furlan – Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP
10h10 – 10h25 – Perspectivas e Oportunidades da AE como mercado para a indústria de pescado
Fabio Karam – Karam´s Mar Ind. e Com. de Pescados
10h25 -10h40 – Intervalo
10h40 -10h55 – O Pescado da Aquicultura para a Alimentação Escolar: Perspectivas e Oportunidades
Emerson Esteves – PeixeSP
10h55 – 11h10 – O papel da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como impulsor da Agricultura Familiar
Priscila Gutul Galdino – Secretaria Estadual de Educação/SP
11h10 -12h10 – MESA REDONDA
Mediadora: Milene Gonçalves Massaro Raimundo - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios-CODEAGRO/SAA-SP.
14/10/2021 – quinta-feira
9h – 9h15 – Mercado Digital – Conecta produtores e compradores através de uma plataforma on-line
Michel Martins – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios – CODEAGRO/SAA-SP
9h15 – 9h30 – Inclusión del pescado em la AE – Algunos cases en Latino America
Graciela Pereira - INFOPESCA/Uruguai
9h30 – 9h45 – Inserção do pescado na AE – Apresentação de case de sucesso no Brasil
Diego Neves de Sousa - Embrapa Pesca e Aquicultura
9h45 – 10h – Intervalo
10h – 10h15 – A AE como propulsor da aquicultura de pequenos e médios produtores
Clovis Inocente Filho - CATI/CDRS-SAA/SP
10h15 -10h30 – A experiência da inclusão do pescado na AE no município de Santos-SP.
Sofia Barbosa - Prefeitura Municipal de Santos e CONSEA/Santos
10h30 -11h30 – MESA REDONDA
Mediadora: Rubia Yuri Tomita - Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP
11h30 – 12h30 – Debate - Subsídios para o Plano de Ação - “Estratégias para a inclusão do Pescado na AE no Estado de São Paulo”
Fonte: Consea
07 de Outubro