Foto: Shutterstock
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Museu de Pesca de Santos, ligado ao Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe durante todo o mês de março a exposição “Mulheres na Pesca”.
Com o objetivo de promover a valorização das mulheres pescadoras artesanais, a exposição conta por meio de imagens capturadas pelas câmeras das fotografas Sheila Ana Calgaro, Cláudia Dardaque e Christina Amorim, a história de vida e o cotidiano de pescadoras que vivem em diversas regiões do Brasil.
Exposta na sala “A história do Museu”, a mostra revela os sentimentos e inquietações de oito mulheres pescadoras que lutam pelos seus direitos e ajudam no sustento da família. As imagens, ambientadas com elementos utilizados na pesca como peneiras, chapéus e cestos, revela o forte símbolo da cultura caiçara no país.
Com um acervo que busca alertar para a importância da preservação do ambiente marinho, o Museu de Pesca desenvolve ações de divulgação técnico-científica e exposições ligadas à temática da vida marinha.
Lançando mão de diferentes recursos, o espaço busca retratar de forma acessível e prazerosa as diversas faces do ambiente aquático. Fazem parte da exposição permanente do museu exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos, além de maquetes, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica.
Dentre as principais atrações do espaço estão tubarões e tartarugas taxidermizados e o famoso esqueleto de baleia Fin de 23 metros de comprimento.
O espaço fica aberto para visitação de quarta a domingo, das 10 às 18 horas.
Fonte: Revista Náutica, Março/2019 (https://www.nautica.com.br)
Para acessar a notícia clique aqui