Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Museu de Pesca digitaliza acervo e abre visita virtual gratuita e interativa

Uma das atrações é um esqueleto de baleia com 23 metros de comprimento 

Um dos pontos turísticos mais visitados de Santos, o Museu de Pesca oferece visita virtual durante a pandemia. A versão virtual do Museu de Pesca é uma réplica da estrutura física do espaço, contendo em cada ambiente parte de seu acervo real.

Com a visitação presencial suspensa desde março de 2020, o espaço passou a ser explorado pelo público por meio do site.

Dentre as principais atrações, está um imponente esqueleto de baleia da espécie Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas e diversos exemplares de tubarões.

O acervo é composto ainda por diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados ou suas ossadas, conchas de moluscos, areias, além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica, obras artísticas dentre outros.

Visita virtual no Museu de Pesca

A iniciativa faz parte do Projeto Venha Visitar Virtualmente (VVV), da Secretaria de Agricultura, que também conta com a mostra virtual do Planeta Inseto (veja aqui), exposição mantida pelo Instituto Biológico (IB-APTA).

Museu de Pesca recebe 50 mil visitantes

Mantido pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em Santos, no litoral paulista, o Museu recebe, anualmente, cerca de 50 mil visitantes.
Sediado em um prédio histórico (originalmente uma fortificação do século XVIII), o local recebeu, em 2020, o prêmio Travelers Choice, da plataforma on-line TripAdvisor, tendo sua qualidade reconhecida por quem o visitou.

Fonte: SISEM-SP, 15 fevereiro 2021 (https://www.sisemsp.org.br/museu-de-pesca-digitaliza-acervo-e-abre-visita-virtual-gratuita-e-interativa/)

Pesquisa internacional inédita mapeou pesca artesanal em manguezais pelo mundo