O maior esqueleto de baleia da espécie Fin exposto no mundo com 23m. de comprimento
O Museu do Instituto de Pesca é importante como veículo de divulgação técnico-científica na área da pesca, da aqüicultura, da biologia e ecologia aquáticas, apoiando a atuação formadora das escolas e atendendo ao público turista. Funções que assumem maior importância ainda em razão do reduzido número de entidades do gênero existentes no País. Em vista disso, muita gente costuma vê-lo como uma instituição ligada a alguma secretaria de turismo, desconhecendo o fato de ele pertencer ao Instituto de Pesca, órgão ligado à pesquisa científica em recursos aquáticos renováveis (pesca e aqüicultura), que integra a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O grande edifício que sedia o Museu tem estilo eclético, característico da época em que foi construído (1908), no qual as grandes obras refletiam a influência de diferentes estilos arquiteturais clássicos. Apesar de sua importância histórica, apenas em setembro de 1986 iniciou-se um processo para tombamento do imóvel junto ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), sendo esse processo concluído somente em 7 de abril de 1998, quase treze anos depois, com o tombamento oficial do imóvel.
Entretanto, devido à posição privilegiada a beira-mar, o terreno da antiga fortificação da Ponta da Praia foi apontado como local ideal para a construção da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Estado de São Paulo, organizada pelo Ministério da Marinha. A finalização do prédio desse estabelecimento de ensino data de 1908, com sua inauguração ocorrendo em 5 de maio de 1909, funcionando ininterruptamente até 1931, quando foi extinta por ordem do Governo Federal. Cedeu lugar à Escola de Pesca (oriunda do Guarujá) que, por sua vez, em 1932, recebeu o nome de Instituto de Pesca Marítima.
Para saber mais sobre Santos, clique aqui
(FOTOS Monica Doll Costa)
Exposição Científica Embarque na Aventura da Pesca – instrumentos de pesquisa e petrechos de pesca
Triunfo de Baco – arte esculpida em concha da espécie Cassis cornuta (origem Itália de 1936, autor desconhecido)
Sala dos Tubarões, em destaque a raia manta de 4m. de envergadura
Fonte: Ana Lucia F. dos Santos, Cidade e Cultura, 05 julho 2021 (https://www.cidadeecultura.com/museu-do-instituto-de-pesca-em-santos/)