Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Nascentes e rios voadores são assunto para o Dia Mundial da Água

Parque da Água Branca mostra a importância da biodiversidade e das florestas na manutenção das nascentes e formação de rios

O Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, este ano será comemorado pelo Parque Estadual da Água Branca, com atividades especiais nessa unidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A primeira delas, programada para acontecer entre às 10h30 e meio-dia, será a visita monitorada a APP – Área de Preservação Permanente, que existe dentro do parque e que tem entrada controlada.

Tendo as nascentes como principal abordagem e utilizando nomenclaturas e classificação de acordo com o novo Código Florestal, os monitores que acompanham a visita convidam os participantes a observar as árvores e vegetação do local e traçar um paralelo entre a importância das águas e a biodiversidade. A APP do Água Branca abriga um olho de nascente, que é usado para pesquisas pelo Instituto da Pesca, uma das inúmeras instituições  localizadas no parque.

À tarde, a partir das 13h30, será realizada a palestra “Rios Voadores”, assim chamados por serem verdadeiros cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, propelidos pelos ventos. Esse fenômeno natural carrega umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, depois de encontrar-se com a Cordilheira dos Andes.  Ao se deparar com a enorme barreira natural, a umidade produzida pela floresta amazônica se precipita parcialmente nas encostas da cadeia de montanhas, onde se localizam as cabeceiras dos rios da Amazônia, alimentando sua formação e mantendo o ciclo fundamental não apenas para a região, mas para o regime de chuvas em praticamente todo o País.

Serviço

Evento: Visita a APP da Água Branca
Data: 22/03
Horário: Das 10h30 às 12h.
Local: Área de Preservação Permanente.

Evento: Rios Voadores
Horário: Às 13h30 e 15h30.
Local: Auditório Paulinho Nogueira, no prédio da administração
Parque da Agua Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda
Tel. (11) 3803.4200
Funcionamento: todos os dias da semana, das 6 às 20 horas

 

Fonte: Sistema Ambiental Paulista, Mar/2018 (http://www.ambiente.sp.gov.br)
Para acessar a notícia clique aqui


Museu de Pesca e Aquário de Santos
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos