Clique aqui para fazer o tour 360°
Se você perguntar para os santistas qual ponto turístico da Cidade eles mais gostavam quando eram crianças, a chance do Museu de Pesca estar entre a maioria das respostas é grande. O ponto turístico é parada obrigatória para os moradores de Santos e é dentro do espaço, na Ponta da Praia, que fica o famoso esqueleto de baleia.
A estrutura da espécie Finn (Balaenoptera physalus) tem nada menos do que 23 metros de comprimento. O esqueleto possui 193 ossos e é de uma baleia de sete toneladas, que ficou encalhada em uma praia de Peruíbe, e atualmente está praticamente extinta.
A peça está em exposição no local desde 1942, e tornou-se, desde então, a atração principal do museu. A ossada encontra-se pendurada por fios no primeiro andar do Museu de Pesca, sendo tão grande que, para a sua instalação, foram derrubadas três paredes do local.
Além de ser um passeio divertido para todas as idades, a visita possibilita mais conhecimento a respeito da vida marinha e dos ecossistemas. O espaço ainda conta com atrações como sala de tubarões, tartarugas e aves, proporcionando até mesmo aos visitantes a experiência de estar na sala de um capitão através de simulação.
O museu está instalado em um casarão que já abrigou o Forte Augusto, no século 18, além de uma Escola de Aprendizes Marinheiros, uma escola de pesca e um Instituto de Pesca.
Informações
O Museu de Pesca fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 192, na Ponta da Praia, próximo ao Aquário.
O local fica aberto para visitação de quarta a domingo, das 10 às 18 horas. O ingresso custa R$ 5,00, estudantes e professores da rede público com documento pagam meia entrada, crianças até 6 anos e idosos acima de 60 têm entrada franca.
Fonte: Jornal A Tribuna, Jan/2017
Para acessar a notícia, clique aqui