Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes
Novo laboratório do Instituto de Pesca vai impulsionar estudos com peixes marinhos nativos

O Instituto de Pesca (IP-Apta), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugura nesta quarta-feira (21/2), a partir das 17 horas, o Laboratório de Piscicultura Marinha do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte (NPDLN), localizado em Ubatuba.

O novo laboratório tem quatro baterias de tanques em sistema de recirculação de água independentes. A primeira bateria é composta de 6 tanques de 3.000 litros; a segunda, com 9 tanques de 150 litros; a terceira, com 12 tanques de 500 litros; e a quarta, com 24 tanques também de 500 litros.

Cada uma das quatro baterias de tanques dispõe de filtro de água equipado com luz ultravioleta, filtro biológico, filtro mecânico e um injetor de ozônio. "Este laboratório nos dará a oportunidade de desenvolver até quatro experimentos simultaneamente, proporcionando o aumento da intensidade de produção científica do IP na área da piscicultura marinha", informa o pesquisador e diretor do Centro de Pesquisa do Pescado Marinho, Eduardo Gomes Sanches.

O pesquisador também explica que a nova estrutura possibilitará a ampliação das pesquisas sobre reprodução, larvicultura e engorda de espécies de peixes marinhos nativos do litoral brasileiro, que são o foco dos estudos conduzidos pelo IP em Ubatuba. "Atualmente, conduzimos pesquisas com a garoupa-verdadeira e o mero, por exemplo. São peixes de alto valor comercial e que estão ameaçados de extinção", diz o pesquisador.

 

Fonte:Globo Rural, Fev/2018 (https://revistagloborural.globo.com)
Para acesar a notícia clique aqui
Piscicultura: novo laboratório do IP vai impulsionar estudos com peixes marinhos nativos