Pesquisador científico do Litoral Norte participou de evento internacional sobre tubarões

O pesquisador científico Venâncio Guedes de Azevedo, Diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou em novembro do evento “Taller Regional sobre el tiburón Carcharias taurus en el Atlántico Sudoccidental Esfuerzos transfronterizos para su conservación y uso sostenible”, realizado pela WCS Argentina.

A organização da sociedade civil criada há 125 anos tem como objetivo proteger a vida selvagem e as paisagens naturais em todo o mundo e outras instituições voltadas à preservação de espécies e do meio ambiente global. Na ocasião, o pesquisador atuou junto aos grupos de Educação e Pesquisa, “Esta foi uma grande oportunidade de apresentarmos aos países vizinhos os trabalhos que desenvolvemos no Brasil, com os animais que se encontram sob cuidados humanos em aquários e oceanários”, disse Venâncio.

O evento teve por objetivo gerar contribuições para um planejamento estratégico para a conservação de Carcharias taurus, popularmente conhecido como mangona, no Atlântico Sudoeste, e contou com representantes do setor público, privado e sociedade civil com interferência na gestão ou regulamentação e uso desta espécie na Argentina, Brasil e Uruguai. Reuniu representantes de governos, organizações da sociedade civil, pesquisadores e pescadores e outros atores que atuam no manejo e na conservação da espécie, para criarem estratégias de proteção e preservação já que ela está ameaçada de extinção.

Fonte: Salim Burihan, 13 dezembro 2020 (http://salimburihan.blogspot.com/)

Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral paulista