Siga-nos  
                                                       Cidadão SP    /governosp    Dúvidas Frequentes


"Piracema", período reservado à reprodução dos peixes, terminou ontem, segunda-feira (28/02)

O período reservado à reprodução dos peixes, chamado de Piracema, terminou ontem segunda-feira (28/02), em vários trechos do Rio Mogi Guaçu, do estado de SP, e a partir desta terça-feira(01/03), começa a temporada de pesca 2022.

Termina às 23h59 desta segunda-feira (28) o período de defeso da Piracema e a pesca volta a ser liberada no Rio Mogi Guaçu, que corta municípios como Pirassununga e Porto Ferreira (SP), a partir da 0h de terça (1º).

O Rio Mogi Guaçu corta vários municípios da nossa região com destaque par Pirassununga com o distrito de Cachoeira de Emas, que é um dos maiores berçários de peixes de água doce do país, e Porto Ferreira por sua tradição de navegação e pesca no passado e hoje tem ainda atividade pesqueira.

A proibição da pesca entrou em vigor em 1º de novembro de 2021 para que os peixes pudessem se reproduzir. O período foi considerado o melhor em 6 anos, segundo o Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IP-Apta).

A Piracema é o período de defeso, destinado à reprodução dos peixes com qualidade. Os cardumes sobem os rios em direção às cabeceiras onde ocorre a desova. Esse percurso é longo e cheio de contratempos – como cachoeiras, corredeiras – o que faz com que os peixes protagonizem cenas incríveis, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os indígenas chamaram o fenômeno de pira (peixe) cema (subida, saída).

Veja mais acessando esse vídeo ou nesse link.


Fonte: Porto Ferreira Hoje

01 março 2022

https://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2022/03/01/piracema-periodo-reservado-a-reproducao-dos-peixes-terminou-ontem-segunda-feira-28-02/


Rio Preto recebe feira nacional de aquicultura, a Aquishow Brasil
As dez primeiras edições foram realizadas em Santa Fé do Sul (SP), na divisa com Mato Grosso do Sul