Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Planeta Inseto e Museu da Pesca transmitem visita ao vivo no Dia Internacional dos Museus

Na segurança e no conforto de casa, o público poderá matar a saudade do Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, e do Museu de Pesca, uma das principais atrações turísticas da cidade de Santos. Os dois espaços realizarão lives no dia 18 de maio com visitação ao vivo em diversas de suas atrações. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A visita virtual ao vivo ao Planeta Inseto ocorrerá às 11h, no YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Às 15h, no mesmo canal, será transmitida a visita virtual ao Museu de Pesca. O objetivo é levar conhecimento, de forma divertida ao público, já que os espaços estão fechados desde o ano passado devido à pandemia de Covid-19. Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus.

Planeta Inseto

O Planeta Inseto é uma exposição permanente do Instituto Biológico (IB-APTA), realizada de forma presencial na Capital paulista. No local, os visitantes podem ter acesso a informações sobre formigas, abelhas, bicho-da-seda, bicho-pau, baratas e besouros. Além disso, podem conhecer os insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e ver como funciona um laboratório entomológico.

Na exposição é possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes [cabeça, tórax e abdômen], um par de antenas e três pares de pernas. De forma lúdica e interativa, o público do Planeta Inseto recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. Estima-se que existam mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e que haja mais milhões a serem identificadas.

A mostra tem como público-alvo crianças e adolescentes de 03 a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer no local quatro espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.

Sediado no Museu do Instituto Biológico, o Planeta Inseto conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 400 mil visitantes no museu físico e itinerante. O público pode ter acesso a uma versão virtual neste link.

Museu de Pesca

Mantido pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), o Museu de Pesca tem a missão de divulgar as ações de pesquisa do Instituto e destacar a importância da preservação do meio ambiente e da vida aquática, promovendo a educação ambiental.

No local, são desenvolvidas atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental, estimular a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais, marinhos e continentais, além de promover a aquicultura sustentável.

Na visita presencial, para o grande público, as principais atrações são um imponente esqueleto da baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas, e os diversos exemplares de tubarões. O espaço é considerado uma das principais atrações turísticas de Santos, recebendo cerca de 50 mil pessoas anualmente.

Para assistir as visitas virtuais, clique aqui.

 

Informações do Evento:


QUANDO
18/05 (ter) 11h/15h

ONDE
Para assistir as visitas virtuais, clique aqui.

QUANTO
gratuito

 

Fonte: Muralzinho de Ideias, 17 maio 2021 (https://www.muralzinhodeideias.com.br/programese/planeta-inseto-e-museu-da-pesca-transmitem-visita-ao-vivo-no-dia-internacional-dos-museus/)


Piscicultura mais sustentável é base para certificação, de acordo com pesquisadora
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos