Plataforma Educativa Repsol Sinopec inicia roteiro 2019
O programa de educação itinerante voltado para comunidades litorâneas inicia atividades em Ilha Comprida (SP), com curso profissionalizante para pescadores

A Plataforma Educativa Repsol Sinopec, projeto itinerante de educação para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras, inicia o roteiro de 2019, com atividades voltadas à qualificação profissional em pesca, educação ambiental, saúde e segurança. O programa começará na cidade de Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, em junho. Depois, a unidade móvel seguirá para outros municípios do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ao todo serão quatro municípios visitados em 2019, no período de junho a outubro.

Com uma década de atuação, o Plataforma Educativa já visitou 26 cidades e levou conhecimento para mais de 21 mil pessoas. As atividades acontecem no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento, que se transforma numa sala de aula para atender até 30 alunos.

“Por meio do programa, a Repsol Sinopec Brasil atua como mediadora e indutora de benefícios socioeconômicos para as comunidades locais, fortalecendo o exercício da cidadania entre diferentes partes envolvidas”, afirma Beatriz Giacomini, Gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec.

Em Ilha Comprida, o Plataforma Educativa ficará de 4 de junho a 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Espaço Cultural Plínio Marcos, na Av. São Paulo, no 1.000, em Balneário Adriana. Há quatro atividades previstas na programação na cidade: as ações educativas: “EnTenda o Lixo” e o “Tarô Ambiental”, o curso “Formação de Aquaviários Nível 1 (POP)”, em parceria com a Marinha do Brasil e “Agregação de Valor ao Pescado”, com o Instituto de Pesca de São Paulo. Veja abaixo mais detalhes sobre essas atividades.

CURSOS E ATIVIDADES

EnTenda o Lixo - Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Para estudantes e professores.
Inscrições: Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Tarô Ambiental – A atividade passa de forma lúdica conceitos de preservação do meio ambiente. A cada rodada é tirada uma carta que traz um tema de discussão. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis. Para estudantes e professores.

Inscrições: Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Formação de Aquaviários Nível 1 (POP) - Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha do Brasil para exercer a profissão de pescador. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos, além de ser aprovado em um teste físico promovido pela Marinha.

Quando: 24 de junho a 5 de julho. Segunda a sexta, das 9h às 17h.

Inscrições: Colônia de Pescadores Z7 Veiga Miranda. 30 vagas.

Agregação de Valor ao Pescado – Nesse curso serão abordadas tanto as tecnologias tradicionais de conservação quanto as inovadoras e emergentes, incluindo os fatores que afetam a qualidade da matéria prima e do produto final. Com carga horária total de 16 horas, ocorrendo entre os dias 17 e 19 de junho, sendo seu público alvo, pescadores e demais pessoas envolvidas com a manipulação do pescado.

Quando: 17 de junho, das 14h às 18h - 18 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h e dia 19 de junho, das 8h às 12h.

Inscrições a partir do dia 4 de junho na Unidade Móvel.

PLATAFORMA EDUCATIVA REPSOL SINOPEC

O projeto itinerante de educação existe desde 2009 e já esteve em 26 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, levando desenvolvimento para mais de 21 mil pessoas dessas comunidades costeiras. São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional para pescadores e difusão de conteúdos relacionados ao meio ambiente, segurança e saúde para estudantes e comunidade em geral.

O Plataforma Educativa é realizado em parceria institucional com o Instituto Costa Brasilis e o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). Em Ilha Comprida, o projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal, Capitania dos Portos de São Paulo, Colônia de Pescadores Z7 Veiga Miranda e Instituto de Pesca de São Paulo.

REPSOL SINOPEC BRASIL

A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia brasileira que faz parte do Grupo Repsol, uma empresa de energia e mobilidade que está presente em mais de 50 países e atua em todo a cadeia de valor: exploração e produção, transformação, desenvolvimento e marketing energético eficiente, sustentável e competitivo. Pioneira na abertura do mercado e na exploração do pré-sal brasileiro, a Repsol Sinopec é atualmente uma das empresas que mais produzem petróleo e gás no Brasil. Com atividades nas bacias de Campos e Santos, nossa carteira de ativos inclui três campos produtivos – Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste – além de blocos exploratórios com grande potencial.

Mais informações em: www.repsolsinopec.com.br

Fonte: Segs, Maio/2019 (https://www.segs.com.br)

Plataforma Educativa Repsol Sinopec inicia roteiro 2019 comemorando 10 anos de atividades