Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Prefeitura de Ubatuba anuncia repúdio à caça de tubarões e firma monitoramento das praias locais
A associação será formada pelo Instituto de Pesca do Estado, pelo Instituto Oceanográfico da USP e por especialistas em tubarões

Mediante a polêmica sobre caça e violência contra tubarões em Ubatuba, após os ataques animais ocorridos nos últimos dias 3 e 14 de novembro, na Praia do Lamberto e na Praia Grande, respectivamente, a prefeitura municipal anunciou, nesta terça-feira (30), que está formando uma ação de monitoramento nas águas locais para proteger a integridade física da fauna marinha, de munícipes e turistas.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Pesca e Agricultura do município, parcerias estão sendo firmadas com o Instituto de Pesca do Estado e com o Instituto Oceanográfico da Usp (Universidade de São Paulo), ambas com sede em Ubatuba.

Luiz Fernando Chaves da Silva, secretário da pasta responsável, afirmou que especialistas em tubarões também estão sendo comunicados. "Estamos tomando todas as providências para fazer o monitoramento das águas a fim de combater qualquer ação criminosa", afirmou.

Caça de tubarão

A Prefeitura de Ubatuba se colocou contra a suposta recompensa que estava sendo oferecida pela captura e morte dos tubarões que apareceram na costa praiana na cidade. Em nota, a Secretaria de Pesca e Agricultura disse que "repudia veementemente qualquer iniciativa nesse sentido, por tratar-se de um grave crime ambiental que será combatido e fiscalizado pelos órgãos competentes, na esfera federal, estadual e municipal".

Em complemento, o secretário Luiz Chaves afirmou que "Ubatuba é uma cidade rica em fauna marinha e nossa missão é contribuir para a sua preservação e equilíbrio ambiental. Não compactuamos com incitações de captura de tubarões e nenhum outro tipo de violência contra qualquer espécie de animal silvestre".

Supostos promotores

A administração municipal disse que entrou em contato com dois iates clubes do município para questionar sobre a tal recompensa. Um deles informou que a nota não tinha relação com eles e passou a emitir uma nota de repúdio. A outra empresa procurada não respondeu à prefeitura.


Fonte: O Vale

30 Novembro

2021https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/prefeitura-de-ubatuba-anuncia-repudio-a-caca-de-tubar-es-e-firma-monitoramento-das-praias-locais-1.198667



Seis dias após denúncia de recompensa pela caça de tubarões, Prefeitura de Ubatuba condena atividade
Grupo deverá monitorar águas do litoral do munícipio para evitar a prática criminosa
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos