PREFEITURA VAI INSTALAR SINALIZAÇÃO EDUCATIVA NA FLORESTA ESTADUAL DO NOROESTE PAULISTA
Medida é mais uma ação preventiva aprovada pelo Comitê Gestor de Combate e Prevenção às Queimadas

A avenida Aberlado Menezes vai ganhar, até o fim do ano, três pórticos e dois outdoors com mensagens de conscientização sobre a importância de preservar a Floresta do Noroeste Paulista – na região do antigo IPA . A medida vai se somar às ações preventivas já realizadas pelos órgãos públicos e privados com que compõem o Comitê Gestor de Prevenção e Combate às Queimadas .

A intervenção visual tem o objetivo de destacar para a população – principalmente os motoristas que trafegam pela Abelardo Menezes – a necessidade de preservar a fauna e a flora existentes naquela área, que é rica em diversidade vegetal e animal . O conceito visual já foi definido e aprovado pelo comitê.

Aceiros

Só neste ano, foram construídos 18,5 quilômetros lineares de aceiros na área de vegetação que compõe Estação Ecológica, Instituto de Pesca e Floresta Estadual . No total, já são 340 mil metros quadrados de áreas roçadas para evitar o avanço das chamas em eventuais incêndios florestais na área.

A técnica de construir aceiros consiste em extrair a vegetação em linha contínua para criar corredores . Essa estratégia tem dupla função: ao mesmo tempo que esses corredores interrompem o avanço das chamas durante incêndios, se tornam estradas para o trânsito das viaturas de combate ao fogo . Os aceiros estão sendo roçados com tratores e mão de obra das secretarias de Agricultura e Serviços Gerais de Rio Preto.

Monitoramento

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança de Rio Preto já enviou à Empro solicitação de estudo para a instalação de mais duas câmeras de monitoramento na área da Floresta Estadual . Os equipamentos serão adquiridos e instalados com recursos da pasta. O monitoramento será feito pela Guarda Civil, na central instalada no Parque Tecnológico .

Celeiro de biodiversidade

A Estação Ecológica, o Instituto de Pesca e a Floresta Estadual do Noroeste Paulista são consideradas áreas de preservação permanente . Por isso, não é permitido o ingresso de pessoas sem autorização nesses locais. Na Estação Ecológica, pesquisadores da Unesp promovem, por exemplo, estudos a respeito de ecossistemas, genética e botânica .

A área total de 500 hectares (5 milhões de metros quadrados) fica no limite dos municípios de Rio Preto e Mirassol, às margens da rodovia Washington Luís (SP-310). Está dividida em glebas pertencentes a diferentes instituições: Fatec, Unesp, Santa Casa de Misericórdia, Parque Tecnológico, além de áreas verdes públicas pertencentes aos dois municípios.

Fonte: Eloisa Mattos, 17 junho 2021 (https://www.eloisamattos.com/nota/prefeitura-vai-instalar-sinalizacao-educativa-na-floresta-estadual-do-noroeste-paulista/)

Considerada uma tecnologia disruptiva, Carne Mecanicamente Separada de pescado une melhor aproveitamento e promoção da alimentação saudável IV