Siga-nos  
                                             SP + DIGITAL                   /governosp    Dúvidas Frequentes


Produtores investem em lambaris para o mercado de iscas

Peixe é um dos mais procurados por pescadores. Entre as espécies disponíveis, tem até lambari rosa.

 

Pescador que é pescador sabe que, muito mais do que se apoiar na sorte, é preciso usar a isca certa. Uma das mais procuradas é o lambari.

José Francisco da Silva vende esses peixinhos e diz que eles são um sucesso entre os pescadores, principalmente na pesca de tucunaré, corvina e traíra. O comerciante chega a entregar 20 mil lambaris por semana. No começo, a quantidade não passava de mil.

Para atender a demanda, piscicultores do Noroeste Paulista passaram a investir cada vez mais na criação de lambaris. Aproximadamente 140 milhões de exemplares do peixinho saem da região por ano, segundo o Instituto de Pesca. É a espécie de peixe mais produzida no estado. Ganha até da tilápia.

Já são 105 lambaricultores, divididos entre o oeste e o noroeste do estado. Walter Schinelo é um deles. Ele é piscicultor há mais de 20 anos em Mirassol (SP) e Neves Paulista (SP). Por ano, produz quase 1 milhão de lambaris.

Investir na criação de lambaris não é barato. Para montar uma piscicultura de pequeno porte, com cinco tanques, os investimentos giram em torno de R$ 300 mil, segundo o Instituto de Pesca. É preciso também conseguir todas as licenças ambientais junto aos órgãos do governo.

O faturamento, de acordo com quem está no ramo, compensa. Walter Schinelo explica que cerca de 60 dias após a desova já é possível vender os peixinhos. Além disso, o gasto com ração é baixo porque o lambari come muito pouco.

Rafael Hércules Hatziefstratiou tem uma piscicultura em Cedral (SP) e resolveu investir em uma variação genética pouco comum entre os criadores: o lambari rosa.

As pesquisas de melhoramento genético sobre o lambari rosa começaram há pouco tempo, mas os resultados são positivos. Eles são mais robustos, tem um crescimento melhor e chamam mais a atenção na pesca esportiva por causa da cor. Rafael diz que o peixe está tendo uma boa aceitação. Por mês, 300 mil lambaris vão abastecer os mercados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

A previsão é que o número de criações de lambaris deve aumentar muito nos próximos anos. Isso porque já tem gente apostando também na produção de petisco para consumo humano.

 

Fonte: TV Tem - Globo, Out/2017 (https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai)
Para acessar a notícia clique aqui 


XII Torneio de pesca de robalo em Bertioga
## Injeção de CSS para para identidade visual dos cursos