RIO PRETO NO INTERIOR DE SÃO PAULO SEDIARÁ FEIRA DE AQUICULTURA EM MAIO

A comissão organizadora da 11ª Aquishow Brasil acaba de lançar oficialmente o evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do IP-APTA (Instituto de Pesca), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto (SP).

O lançamento ocorreu em cerimônia no Parque Tecnológico “Vanda Karina Simei Bolçone”, com a presença da imprensa local e de autoridades, como o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges; que assinaram convênios entre si e com a organização do evento.

“Sabemos que o avanço da aquicultura em nossa região não ocorreu da noite para o dia. As conquistas de hoje, como a ampliação da Aquishow Brasil e sua chegada à Rio Preto, são frutos do comprometimento de muitos representantes dos setores público e privado, através de gerações”, destaca Araújo.

Dados do Anuário 2022 da PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), recém-divulgados, apontam que, em 2021, a produção de peixes de cultivo em território paulista foi de 81.640 toneladas. Grande parte dessa produção é proveniente do Noroeste Paulista, por meio de 256 unidades de piscicultura cadastradas na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Para Borges, a feira representa uma excelente oportunidade de desenvolvimento econômico para os municípios do entorno e o próprio Estado. “Temos investido em parcerias para incentivar cada vez mais a produção e o consumo de pescados, em diferentes etapas da cadeia. Já evoluímos muito e devemos evoluir ainda mais, assumindo o posto de referência nacional”.

Considerada a melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura do País, a Aquishow Brasil terá palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.

Uma das novidades será o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras de Aquicultura – Aline Brun & Geraldo Bernardino, que vai consagrar um homem e uma mulher que têm contribuído nacionalmente para o desenvolvimento do setor. Outra atração inédita é o 1º ELAPC (Encontro Latino-Americano de Peixes de Cultivo), criado para valorizar trabalhos técnico-científicos da área de piscicultura.

“Investimos muito em atividades técnicas, em parceria com o Instituto de Pesca, para valorizar as inovações que têm sido desenvolvidas na área aquícola e disseminar boas ideias. Por isso, preparamos minicursos com profissionais renomados e novas premiações”, destaca Emerson Esteves, um dos integrantes da comissão organizadora.

Também haverá 91 estandes comerciais do setor de pescados, uma represa de 5 mil metros quadrados, e um showroom, de mais de um hectare, com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra. São esperados cerca de 5 mil visitantes, vindos de diversas regiões do Brasil e até mesmo de outros países.

“O evento é o grande ponto de encontro da aquicultura no Brasil. Teremos tudo que há de mais novo e moderno à disposição do público, o que favorece não só a geração de novos negócios, mas também a ampliação do conhecimento e da rede de contatos de todos os participantes”, resume Marilsa Fernandes, integrante da comissão organizadora.

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento ainda conta com o apoio do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial da feira. Interessados podem adquirir pacotes ou entradas avulsas, conforme as atividades escolhidas.

Fonte: Aquaculture Brasil

08 março 2022

11° Aquishow Brasil é lançada em São José do Rio Preto
Em setembro de 2021, o Vice-Governador Rodrigo Garcia, firmou parceria com a Prefeitura para a realização da Aquishow em São José do Rio Preto