A expansão constante do setor de aquicultura e o crescimento da Aquishow Brasil em suas últimas edições levaram a organização do evento a escolher como sede São José do Rio Preto. As dez primeiras edições foram realizadas em Santa Fé do Sul.
Entre os fatores determinantes para a mudança do local está a facilidade logística, uma vez que a nova sede é abastecida por três importantes rodovias e um aeroporto de médio porte. Além disso, a rede hoteleira da cidade conta com 32 hotéis e aproximadamente 5 mil leitos.
“Santa Fé do Sul nos acolheu da melhor maneira e, agora, seguimos para ampliar nosso atendimento, conforme o crescimento da própria Aquishow Brasil. Recebemos pessoas do Brasil e do exterior, e Rio Preto poderá oferecer infraestrutura para esse público”, afirma Emerson Esteves, um dos integrantes da comissão organizadora.
O evento é realizado pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; o Governo do Estado de São Paulo, por meio do IP (Instituto de Pesca), vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; e o Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, um grupo de autoridades federais fará uma visita guiada em pontos estratégicos de Santa Fé do Sul, como a Global Peixe Aquacultura, a Geneseas Aquacultura, o frigorífico Brazilian Fish e a fábrica de ração Raguife, a fim de conhecer o potencial produtivo da região Noroeste Paulista.
O tour será finalizado em Rio Preto, onde será assinado um convênio com o poder público municipal, que coincidirá com o lançamento oficial da programação da Aquishow Brasil.
Devem participar representantes da Secretaria de Aquicultura e Pesca, da Secretaria de Política Agrícola e da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – órgãos do MAPA, além de integrantes do BB (Banco do Brasil), do Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) e do BACEN (Banco Central).
Além de fomentar o turismo local, a Aquishow Brasil deve movimentar a economia da cidade como um todo e gerar negócios milionários. Dados da última edição apontam que foram fechados R$ 20 milhões em contratos durante a feira e engatilhados outros R$ 60 milhões em orçamentos pós-evento.
Público
A última edição do evento, realizada em 2019, atraiu cerca de 3 mil visitantes, inclusive uma comitiva de empresários do Chile e representantes dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Japão, Dinamarca, Holanda, Noruega, Itália, Bolívia, França e Alemanha.
Após um hiato de dois anos, devido à pandemia de COVID-19, são esperadas 5 mil pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Já confirmaram presença entidades importantes, tais como PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Acripar (Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia), Aquamate (Associação de Aquicultores do Mato Grosso), Pro-Chile – Programa de incentivo do governo federal do Chile, entre outras.
Estrutura
Neste ano, a Aquishow Brasil será realizada no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto.
“As empresas expositoras poderão colocar seus maquinários e novas tecnologias para trabalharem, ficando mais fácil demonstrar suas funcionalidades”, explica Marilsa Fernandes, integrante da comissão organizadora.
Serão montados um galpão de cerca de 3,4 mil metros quadrados, que abrigará 91 stands, e um auditório de 600 metros quadrados, para receber atividades com foco técnico e comercial.
Haverá, ainda, uma represa de 5 mil metros quadrados, e um showroom, de mais de um hectare, com 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.
Programação
O início da venda oficial de ingressos está previsto ainda para fevereiro. Em maio, devem ser realizadas palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.
Uma das novidades será o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura, que vai homenagear o engenheiro de pesca Geraldo Bernardino, falecido em 2020, após mais de 40 anos dedicados à aquicultura; e a bióloga Aline Brun, uma das criadoras do Projeto Pacu, empresa brasileira especializada em reprodução de peixes nativos, que morreu precocemente. Também é planejado um painel para discutir o papel da mulher na aquicultura.
Instituto de Pesca
O IP (Instituto de Pesca) é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de Pesca, Aquicultura e Recursos Hídricos, vinculada à APTA (Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Conforme as diretrizes do governo estadual, a entidade procura parcerias público-privadas que favoreçam uma aquicultura econômico-social e ambientalmente sustentável, dentro dos preceitos do Programa Cidadania no Campo.
O Instituto de Pesca compreende que a geração de negócios em feiras contribui com esse propósito, ao servir de base pra a transferência de conhecimento, além de se tornar vitrine de novas tecnologias e produtos e oportunidade de networking entre todos os elos da cadeia produtiva.
Serviço
O que: 11ª Aquishow Brasil
Quando: De 24 a 27 de maio de 2022
Onde: Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental – Instituto de Pesca (Rodovia Washington Luís, Km 445, zona rural de Rio Preto)
Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br
Redes sociais: @aquishowbrasil
Fonte: Gazeta de Rio Preto
18 Fevereiro 2022