Rio Preto sediará pela primeira vez uma feira voltada à aquicultura
Evento promete atrair visitantes do País e do mundo; expectativa é receber 5 mil pessoas.

Pela primeira vez na história, Rio Preto sediará a Aquishow Brasil, melhor feira de negócios e conhecimento de aquicultura nacional. O evento, que chega à 11ª edição e reúne todos os elos da cadeia produtiva do setor de pescados, era tradicionalmente realizado em Santa Fé do Sul. Em Rio Preto, está marcado para ser realizado de 24 a 27 de maio de 2022.

Essa mudança se deve especialmente à facilidade logística da nova sede. Além de contar com uma malha viária abastecida por três importantes rodovias e um aeroporto de médio porte, a cidade tem hoje, aproximadamente 5 mil leitos em sua rede hoteleira.

“Recebemos pessoas do Brasil e do exterior, e Rio Preto poderá oferecer infraestrutura para esse público”, afirma Emerson Esteves, um dos integrantes da comissão organizadora.

O evento é realizado pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União). Também participam como coorganizadores a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Sua última edição, realizada em 2019, atraiu cerca de 3 mil visitantes, inclusive uma comitiva de empresários do Chile e representantes dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Japão, Dinamarca, Holanda, Noruega, Itália, Bolívia, França e Alemanha.

Após um hiato de dois anos, devido à pandemia de covid-19, são esperadas 5 mil pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Já confirmaram presença entidades importantes, tais como PeixeBR (Associação Brasileira de Piscicultura), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Acripar (Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia), Aquamate (Associação de Aquicultores do Mato Grosso), Pro-Chile – Programa de incentivo do governo federal do Chile, entre outras.

Além de fomentar o turismo local, a Aquishow Brasil deve movimentar a economia da cidade como um todo e gerar negócios milionários. Dados da última edição apontam que foram fechados R$ 20 milhões em contratos durante a feira e engatilhados outros R$ 60 milhões em orçamentos pós-evento.

Estrutura

Neste ano, a Aquishow Brasil será realizada no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, do Instituto de Pesca, na região do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), de Rio Preto.

“As empresas expositoras poderão colocar seus maquinários e novas tecnologias para trabalhar, ficando mais fácil demonstrar suas funcionalidades”, explica Marilsa Fernandes, integrante da comissão organizadora.

Serão montados um galpão de 3,4 mil metros quadrados, que abrigará 91 stands e um auditório de 600 metros quadrados, para receber atividades com foco técnico e comercial.

Haverá ainda uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom de mais de um hectare, com 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.

Programação

O lançamento da programação completa e o início da venda oficial de ingressos estão previstos para os próximos dias.

Em maio, devem ser realizadas palestras, minicursos, concursos e premiações, a fim de aperfeiçoar as práticas de produção de pescados, favorecer a interação e a conexão entre diferentes players e impulsionar as vendas.

Uma das novidades será o 1º Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura, que vai homenagear o engenheiro de pesca Geraldo Bernardino, falecido em 2020 após mais de 40 anos dedicados à aquicultura; e a bióloga Aline Brun. Também é planejado um painel para discutir o papel da mulher na aquicultura.

O que: 11ª Aquishow Brasil

Quando: De 24 a 27 de maio de 2022

Onde: Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental (Rodovia Washington Luís, Km 445, zona rural de Rio Preto)

Mais informações: www.aquishowbrasil.com.br